sábado, 9 de outubro de 2010

Raças brasileiras

Cada raça de cachorro possui sua origem, seu país natal. Você já conhece as raças tipicamente brasileiras?
Atualmente, existem duas reconhecidas - Fila Brasileiro e Terrier Brasileiro (popularmente conhecido como Fox Paulistinha).

FILA BRASILEIRO
Grupo: 2
Seção: 2
País de origem: Brasil
Nome no país de origem: Fila Brasileiro
Utilização: Guarda e boiadeiro

APARÊNCIA GERAL: raça tipicamente molossóide. Poderosa ossatura, figura
retangular e compacta, harmoniosa e proporcional. Apresenta, aliada a uma massamuscular, grande agilidade concentrada e facilmente perceptível. As fêmeas devem exibir feminilidade bem pronunciada, diferenciando-se, nitidamente, dos machos.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: É um cão de temperamento forte e marcante e precisa de um dono que seja igualmente firme e, principalmente, responsável e consciente.
Inicialmente, o próprio padrão da raça valorizava uma agressividade "extrema", o que fez com que a imagem do Fila ficasse bastante associada à de um cão "perigoso", o que teve como conseqüência uma redução na procura pela raça. Até mesmo nas exposições, os juizes não gostavam de julgar o Fila até porque sequer podiam aproximar-se do cão devido ao "perigo" que corriam.
A partir de meados da década de 70, no entanto, a CBKC (entidade brasileira de cinofilia) começou a introduzir mudanças no padrão do Fila, procurando "abrandar" sua agressividade exagerada. Muitos criadores então passaram a selecionar entre os seus exemplares aqueles que apresentavam um caráter menos "violento" e também a promover uma maior socialização dos cães.
Atualmente, o padrão do Fila apresenta a seguinte definição para o comportamento desejável: ‘procura insistente da companhia dos donos’, ‘extrema tolerância com as crianças’, ‘o comportamento sereno, revelando segurança e confiança própria’.
Um dos pontos altos da política de desmistificação da imagem do Fila, foi dado em agosto de 97, quando, o Fila Brasileiro foi um dos personagens centrais de um dos mais conceituados programas da televisão, o Jô Soares Onze e Meia, do SBT, quando o criador Walter Vertuan, do Canil Tibaitá - Brenda Lee, de SP levou ao programa quatro Filas, todos soltos e que se mantiveram tranqüilos permitindo até que as pessoas da platéia os acariciassem.
Nem todos os criadores concordaram com as mudanças, e criaram uma nova associação – Clube de Aprimoramento do Fila Brasileiro – Cafib – que registra anualmente cerca de 200 filhotes e que manteve as características mais "violentas" do antigo padrão, especialmente no que tange à "forte aversão aos estranhos".

ALTURA: machos:  65 a 75 cm.
                  fêmeas:  60 a 70 cm.  

PESO: machos, mínimo de  50 kg.
             fêmeas,  mínimo de  40 kg.

COR: o branco, cinza rato, malhado, manchetado, preto e canela e azul são cores não permitidas. São permitidas todas as cores sólidas, tigradas de fundo nas cores sólidas, com rajas de pouca intensidade até os fortemente rajados, podendo ou não apresentar máscara preta. Em todas as cores permitidas, admitem-se marcações brancas nos pés, peito e ponta da cauda. Indesejáveis as manchas brancas no restante da pelagem.

TERRIER BRASILEIRO
Grupo: 3
Seção: 1

APARÊNCIA GERAL: cão de médio porte, esbelto, bem equilibrado com estrutura firme mas não muito pesada, corpo de aparência quadrada com nítidas linhas curvas que o diferencia do retilíneo Fox Terrier de pêlo liso.

COMPORTAMENTO/TEMPERAMENTO: o Terrier Brasileiro é, acima de tudo, um cão bastante alegre e com energia de sobra. Como todo Terrier que se preze, muitas vezes simplesmente ignora seu tamanho e age como se fosse um ‘cachorrão’. Versátil, pode atuar nas mais variadas funções, desde um bom cão de companhia até como excelente cão de alarme, uma das qualidades que claramente devidas a seus tempos de caçador nas fazendas paulistas e de seus ancestrais.
Inteligente e bastante atento, aprende com bastante facilidade, o que lhe rendeu emprego em muitos espetáculos circenses. Mas, nunca é demais lembrar que da mesma maneira que aprendem coisas boas, aprenderão também o que ‘não devem’ fazer.
Apesar do tamanho ‘econômico’ não são, absolutamente, cães de ‘sofá’. Antes de mais nada, eles demandam exercícios regulares para poderem gastar toda a energia que vem com eles ‘de fábrica’.
Talvez em função destas características todas é que tenha virado símbolo do Prêmio Fox Paulistinha, criado pelo publicitário Roberto Duailibi da DPZ para homenagear aqueles que se destacam por um trabalho excepcional. Segundo a empresa "O Fox Paulistinha está sempre alerta, não curva o espírito, e é o único cachorro que luta até morrer, mesmo contra adversários maiores e mais fortes. É leal aos companheiros, ativo, alegre. Por isso transformou-se no prêmio interno da DPZ."

COR:  cor  do  fundo predominantemente branca  com marcações pretas,  azuis ou marrons; as seguintes marcações  típicas e características devem estar sempre presentes: castanho acima dos olhos, em ambos os  lados do focinho e na face interna e nas bordas das orelhas. Essas marcações podem se estender por outras regiões do corpo como transição entre o branco e o preto. A cabeça deve sempre apresentar marcações em preto, azul ou marrom na região frontal e orelhas; são admitidas faixas ou marcas brancas preferivelmente no sulco frontal e nas laterais do focinho, distribuídas o mais harmoniosamente possível.

TAMANHO / PESO:
altura da cernelha: machos de 35 a 40 cm
                                fêmeas  de 33 a 38 cm.
Peso: 10 kg no máximo.


Fontes: www.cbkc.org
bundaberg.qld.gov.au
thecaninedirectory.com
racoespatriarca.com
dikazootvet.blogspot.com
estilors.com.br

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

#Em qual canil, pet shop, casa, feira, etc você adquiriu seu cãozinho?

Este post tem como objetivo ajudar pessoas a encontrar o melhor lugar para comprar seu filhote. E alertar a todos quanto aos maus criadores. Àqueles que só visam dinheiro e fazem a criação para venda em condições precárias.
Então, desabafe, recomende, diga:

1) A raça do cãozinho adquirido;
2) O nome do canil, pet shop, etc. onde comprou seu filhote (mencione o município e o estado onde está localizado, se puder);
3) Em quais condições de higiene se encontrava o filhote (limpinho, bem tratado, sujo, com ouvidos sem limpar, remelento, etc).
4) Recomenda o criador?

#Papel de principais nutrientes na saúde canina


Nutrientes imprescindíveis à regular saúde de seu pet canino, nas melhores rações do mercado você vai encontrar. São estes:

Grupo mineral

Cálcio --------------- construção do esqueleto, transmissão de neurônios.
Fósforo -------------- construção do esqueleto e membranas celulares, metabolismo de energia.
Manganês ------------- ativação da função mitocondrial (a mitocôndria é uma das mais importantes organelas celulares, sendo importante para respiração celular.), formação de ossos e cartilagens.
Zinco ------------- sistema enzimático, integridade da pele, reprodução.

Grupo de vitaminas

Vitamina A (retinol) ---------------- visão, pele, reprodução.
Vitamina E (tocoferol) -------------- antioxidante, efeito anti-envelhecimento.
Vitamina B6 (piridoxina) -------------- metabolismo de proteínas, co-enzima em numerosos sistemas enzimáticos.
Vitamina B8 ou H (biotina) --------------- integridade da pele e do pêlo, catabolismo (processamento) de gorduras e açúcares, função do sistema nervoso.

Fonte: O Guia do Filhote, by Royal Canin

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

#Como identificar um filhote saudável

Temos que ficar sempre atentos a qualquer mudança na aparência dos nossos filhotinhos. Algo simples pode se tornar mais grave.

1. Orelhas devem estar: Pele interna lisa, delgada, levemente rosada, sem odor, secreção e crostas. Senão Possível problema: Infecção, Ácaros.

2. Olhos devem estar: Claros, brilhantes, sem irritação, secreção ou vermelhidão. Senão possíveis problemas: Ulcera de córnea, conjuntivite.

3. Gengivas devem estar: Mucosa lisa, levemente rosada, sem odor, secreção e sangramento.

4. Região Anal deve estar: Limpa, seca, sem fezes ou secreções grudadas nos genitais.

5. Pêlo deve estar: Brilhante, macio, homogêneo e forte. Senão possível problema: Alergias.

6. Pele deve estar: Lisa, levemente rosada, sem oleosidade e descamação. Possível problema: Alergias, parasitas.

7. Patas, unhas e almofadas devem estar: Limpa, seca, sem odor, secreção e crostas.

8. Temperatura do corpo: 37,5 a 39ºC.

9. Frequência Cardíaca: 70 a 120 batimentos por minuto.

10. Frequência Respiratória: 10 a 30 movimentos respiratórios por minuto.

11. Condição Corpórea: Ossatura e musculatura simétricas, rígidas e bem desenvolvidas.

Isto é válido também para uma melhor escolha de um filhote! Um baby dog bem cuidado e de qualidade genética, possui todas as características acima. 
Algumas são identificadas somente por profissionais qualificados, mas a maioria podem ser percebidas por qualquer indivíduo mais atento.

sábado, 11 de setembro de 2010

#Cachorros, por que eles viraram gente

Ele escolheu deixar a natureza para viver entre nós... Aprendeu a falar com a gente, enganou nossos instintos e virou nosso filho... Só tem um problema, isso está enfraquecendo e matando nosso melhor amigo. Fiquem tranqüilos, nesta creche cuidamos das crianças com muito carinho... eles ganham mochila/agenda.. temos quarto de recreação e um berçário, onde as crianças ficam separadas de acordo com o tamanho... os pais podem ver tudo pela internet, por webcams... diz a mulher, do PET DO PARQUE, uma creche de SP, dedicada exclusivamente a cães, ali eles são tratados como filhos, algo, aliás, bem comum.

 80% DOS CACHORROS SÃO CONSIDERADOS CRIANÇAS/BEBÊ
 35% DELES DORMEM NA MESMA CAMA QUE O DONO
 30% TEM FESTINHA DE ANIVERSÁRIO TODOS OS ANOS

Sim tratamos nossos cachorros como se eles fossem nossos filhos... e isso faz todo sentido. A ciência diz que eles despertam quase tanto amor e carinho quanto um bebê. MAS POR QUÊ ENTRE BILHÕES DE ESPÉCIES QUE EXISTEM NO PLANETA, JUSTAMENTE O CACHORRO GANHOU NOSSO CORAÇÃO???
A resposta é simples: porque ele nos entende... cães são animais muito bem qualificados para interpretar gestos e sinais humanos. Quando brincamos com nossos cães, nosso corpo libera ocitocina; o mesmo hormônio que nos faz amar as crianças. Eles não têm mais que caçar/guardar/pastorear... só precisam ser bonitos e engraçadinhos para agradar o dono. Mas o que precisamos saber para termos em nossa casa cães equilibrados e felizes.
Em primeiro lugar cães são cães e não bebes/crianças em formato diferente. São criaturas simples, que são felizes apenas com o que tinham seus antepassados soltos na natureza. Ou seja, liberdade, exercício diário e disciplina. É certo de que nossos cães perderam a liberdade de ir e vir. O que podemos fazer quanto a isso? O que podemos fazer para que se exercitem e sintam uma pontinha de liberdade é passearmos com ele diariamente, ou sempre que possível. Bom que seja, no mínimo, quatro vezes por semana. Isso reduzirá a ansiedade do animal além de contribuir para uma melhor saúde física e mental. Nos passeios poderá reafirmar quem é o líder da matilha, não permitindo que ele te puxe nem caminhe na sua frente. Um líder sempre caminha na frente. Quando ele tentar caminhar em sua frente ou te puxar. O corrija dando uma puxada na guia até que esteja ao seu lado caminhando. Com o tempo ele aprenderá e já estará caminhando ao seu lado, talvez um pouco atrás. Se for necessário reduza o tamanho da guia até que ele esteja caminhando ao seu lado. Repare que a maioria dos que guiam seus cães são seus seguidores e não líderes – tanto na rua quanto em casa. É raro vermos nas ruas donos passeando ao lado ou um pouco a frente de seus animais. Cães submissos, como devem ser para conosco, sempre caminham ao nosso lado ou atrás. O cão deve saber que você é o líder. O líder é o provedor da matilha, o defensor. O cão seguidor/submisso é mais feliz porque não tem a preocupação de ter que cuidar da matilha, defendê-la de um perigo iminente, ficando assim mais ativo e estressado. O cão submisso é mais relaxado, tranqüilo e acima de tudo obediente - DISCIPLINADO. Na natureza, a matilha de cães é disciplinada. O líder fica com a melhor parte da caça, se alimenta primeiro que o restante da matilha. Suas vontades são acatadas por todos. Sempre ganha uma briga porque tem energia mais forte e corretiva (nunca deixe seu cão ganhar no cabo de guerra. Estará dizendo a ele que ele é quem manda. Se o cão for muito forte. Brinque de outra coisa), acima de tudo, os outros o respeitam porque ele é equilibrado e estável. Por isso não devemos passar insegurança para nossos cães. DISCIPLINA: O melhor lugar de dormir é só do líder, ou seja, evite colocar o cão para dormir na cama com você. Sua vontade deve prevalecer e não a do cão. Mesmo que ele faça/tenha uma carinha irresistível. Lembre-se de que estará fazendo bem a ele e não mal. Sabemos o que é melhor para o cão. O líder sempre sabe.

Fórmula para um cão equilibrado e saudável: exercícios + disciplina + carinho. NESSA ORDEM! Por que a ordem é importante? Porque é a ordem natural das necessidades inatas de seu cão.

Além do exercício de passear você pode inserir atividades divertidas parecidas com as que seu cão teria na natureza. Caçar, por exemplo. Você pode deixá-lo preso num local enquanto esconde – em lugar acessível, é claro, petiscos (pode ser pedaços frescos de carne bovina ou de aves ou biscoitos caninos mesmo) pela casa para que ele fareje e coma. Pode esconder um petisco embaixo de um pote no chão para que ele tente pegar, etc. Em fim, podemos ter atitudes, realmente que fazem nossos melhores amigos mais felizes. Basta estarmos mais informados.



quinta-feira, 2 de setembro de 2010

#Adoto ou compro um cachorro?

É muito bacana o trabalho que essas ONGs vêm realizando, de retirarem animais das ruas, acolherem e reabilitarem para um novo lar. Isso ajuda a diminuir o número de abandonados, mas infelizmente não resolve de fato o problema. Porque enquanto um é retirado das ruas dez ou muito mais são jogados em via pública por pessoas irresponsáveis. Muitos chegam a por ninhadas inteiras na rua, sem nenhum remorso. [Certa manhã, eu e minha mãe achamos um saco de 15k de ração em frente a nossa casa com nada mais nada a menos que 7 filhotinhos] – Um absurdo! O problema de animais nas ruas poderia ser resolvido se o governo adotasse procedimento rígido quanto à criação de cães. Por exemplo: todos os donos de cães serem obrigados a microchipar seus animais (neste caso, o governo é quem arcaria com as despesas, claro. Fazendo um trabalho porta-a-porta talvez). Donos de animais sem microchip deveriam ser multados. Cachorros achados nas ruas seriam identificados por seus microchips e os donos multados. Regras deste tipo resolveriam grande parte do problema.

Adoto ou compro?

Se você quer apenas e simplesmente um cãozinho para companhia, seria uma excelente idéia adotar. Além de poupar dinheiro irá exercer um belo ato de cidadania.

Agora, se você deseja um amigo que tenha tendência a um determinado temperamento desejado, seria interessante comprar. Cada raça possui características peculiares pré-determinadas e/ou tendências. Por exemplo, se eu quero um cão de guarda sei que o Pastor Alemão e o Rottweiler serão excelentes para a função. São cães estáveis – não temperamentais – fiés, fortes cuja presença impõe temor (ao menos a raça tende a essas características. Estas podem sofrer alguma alteração devido ao tratamento recebido e/ou a má qualidade do exemplar). Se resido em apartamento e não posso ter um cão barulhento sei que devo comprar um exemplar como o Pug ou Shih-Tzu, exemplares de focinho achatado tendem a latir menos ou quase nunca. E por aí vai...

Agora você decide: adota ou compra? :0)
Seja como for, o mais importânte é ter um maravilhoso companheiro peludo ao seu lado!

Caso decida adotar, para te ajudar, segue abaixo uma lista de ONGs e Instituições que trabalham com adoção de animais:

· ABEAC - Associação para o bem estar Animal
www.abeac.org.br

· Abrigo da Serra
www.abrigodaserra.com.br

· Adote um Focinho
www.adoteumfocinho.com.br

· Arca Brasil
Tel: 11 3031.6991
www.arcabrasil.org.br

· Arca de Noé
Tel: 45 3254-1724
www.arcadenoemcr.org.br

· ASPAAN - Associação Protetora e Amiga dos Animais
www.aspaan.org.br
62 8483-9596
aspaan.animais@gmail.com

· APAA – Associação Paulista de Auxílio aos Animais
www.apaa.com.br

· APASFA – Associação Protetora dos Animais São Francisco de Assis
Tel: 11 6954.1788
www.apasfa.org

· Balaio de Gatos
www.balaiodegatos.net

· Blog Animais para Adoção
adotacao.blogspot.com

· Blog Gatinhos de toda a parte
gatinhosdetodaparte.blogspot.com

· Cachorro Perdido
www.cachorroperdido.com.br

· CCZ – Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo
Tel: 11 6224.5500
www6.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/saude/vigilancia_saude/ccz

· Clube dos Vira-Latas
www.clubedosviralatas.org.br
11 4824.7430

· Focinho on Line
www.focinhoonline.com.br

· Instituto É o Bicho
www.eobicho.org

· Instituto Nina Rosa
11 3868.4434
www.institutoninarosa.org.br

· Ong Acãochego
www.acaochego.org

· Ong Espaço Amigo Bicho
www.eamigobicho.org

· Ong Oito Vidas
www.oitovidas.org.br

· Ong Sozed
www.sozed.wordpress.com

· Patinhas On-line
www.patinhasonline.com.br

· Pet Feliz
www.petfeliz.com.br

· Pit Cão
www.pitcao.com.br

· Projeto Bicho no Parque
www.bichonoparque.com.br

· Projeto CEL – Casa Esperança e Liberdade
para Animais Carentes
11 6852.8403
www.projetocel.org.br

· Quintal de São Francisco
11 6162.8263
www.quintaldesaofrancisco.org.br

· Sociedade Humanitária Brasileira
www.shb.org.br

· SUIPA – Sociedade União Internacional
Protetora dos Animais
www.suipa.org.br

· UIPA – União Internacional Protetora dos Animais
11 3313.5976
www.uipasp.org.br

· Vira-Lata é Dez
www.viralataedez.com.

· Viva Bicho
www.vivabicho.org.br

· Viver pra Bicho
www.viverprabicho.com.br

sábado, 28 de agosto de 2010

#Médica cachorra!


(O título é só uma brincadeira, trocadilho...:oD)

Ter um animal faz bem à saúde!

A convivência com um amigo de quatro patas acalma, facilita a interação, dá confiança e, o melhor, ajuda a superar com sucesso vários problemas de saúde.

Apenas 15 minutos de convivência com um animal melhoram muitos problemas de saúde, segundo a organização internacional Delta Society. Dentre as pesquisas já realizadas sobre o assunto, a instituição ressalta as seguintes:

A presença de cachorros em hospitais diminui a pressão sanguínea, controla a ansiedade de cardíacos e ajuda a melhorar as funções do coração e do pulmão em pacientes internados.

Pacientes com doença de Alzheimer têm menos problemas de comportamento e se alimentam melhor em ambientes com aquário.

Um cão na sala de espera de consultórios reduz o stress das crianças.

A fisioterapia é mais eficaz quando o profissional tem como assistente um cachorro.

Idosos que possuem um animal de estimação em casa visitam o médico com menos frequência.

Taxas de colesterol, triplicardes e pressão arterial são baixas em pessoas que têm bicho em casa.

Crianças conseguem passar por uma situação difícil na família, como doenças ou perdas, e ter mais auto-estima se têm a companhia de animais.

Em adultos saudáveis, os bichos propiciam a diminuição do stress diário e da solidão.

Menos depressão e stress foram constatados em portadores do vírus HIV que vivem com animais, além de aumentar a vontade de superar a doença.

Por todos os benefícios que um cão adiciona na vida do homem, cada vez mais tem sido utilizado o método chamado cão terapia.

Os cães de terapia são aqueles treinados para visitar instituições com altas taxas de depressão e estresse como hospitais, asilos, orfanatos e presídios. Esses cães realizam um trabalho que consiste basicamente em dar carinho e atenção a pessoas que precisam, fazendo com que se sintam melhores e menos solitárias, diminuindo taxas de depressão e auxiliando na recuperação de doentes e na reabilitação de detentos.

O impacto da atuação dos cães nestes casos é bastante profundo e têm demonstrado excelentes resultados em todos os locais em que a prática foi implantada. Os projetos de Terapia assistida por animais ou TAA, estabelecidos em todo o mundo a partir da década de 80 tiveram como base as propriedades positivas do convívio com os cães que foram demonstradas pelos trabalhos de diversos pesquisadores.
O trabalho de cão de terapia é voluntário e deve envolver também o dono, é um serviço filantrópico que no Brasil está representado pelo projeto cão do idoso com atuação na cidade de São Paulo. Os participantes afirmam que o contato com os cães é grandemente esperado pelos idosos das casas de repouso visitadas, as visitas são fotografadas e cópias dos retratos dadas aos idosos que as guardam de lembrança. Deve-se lembrar que não é qualquer cão que pode simplesmente sair visitando estas instituições de qualquer maneira. Cães não aptos ao serviço de TAA podem desde estranhar às pessoas com as quais eles deveriam interagir até demonstrar indiferença podendo causar sentimentos de rejeição.
Se você está interessado em ajudar entre em contato com uma instituição especializada em TAA.

Passeie com seu cão

Passear com seu cão também faz muito bem para a saúde. Se você é do tipo que sempre pensa em começar uma rotina saudável de corridas, aeróbica e musculação na academia, mas acaba deixando para depois, saiba que há um jeito mais estimulante, divertido e até mais eficaz de fazer exercício: levar o cachorro para passear. Pelo menos é o que sugere um estudo feito na Grã Bretanha com 5 mil pessoas, dentre elas 3 mil donos de cachorros, publicado no site jornalístico Telegraph.

A conclusão é baseada no tempo gasto para cada atividade. Levando-se em conta que os passeios caninos são feitos duas vezes ao dia, com média de 24 minutos de duração, mais três passeios mais longos por semana, num total de 2h e 33min, pode-se dizer que quem acompanha os cães durante as caminhadas faz em torno de 8 horas de exercício por semana.
Por outro lado, os outros entrevistados gastam apenas 1h e 20min por semana com exercícios em academia ou ao ar livre – sendo que 47% dos que não possuem cachorros admitiram não fazer qualquer tipo de exercício.
De acordo com o Telegraph, a diferença não é só o tempo gasto, mas também no prazer que a atividade gera. Apenas 22% dos que têm cachorro sentem que as caminhadas são uma obrigação e não um lazer, enquanto 70% dos que fazem academia consideram essa rotina uma tarefa.
Isso se reflete no comprometimento de cada um: mesmo com o tempo apertado, 60% dos donos de cães acham uma brecha para levar seus companheiros para passear. No entanto, 46% dos frequentadores de academia costumam achar “desculpas” para faltar às aulas.


Fontes: http://sites.google.com/site/associacaoumanimalumamigo/ter-um-animal-faz-bem-a-saude
http://www.seucachorro.com/caes-de-terapia/
http://omelhoramigodohomem.com.br/?p=276



quarta-feira, 25 de agosto de 2010

#Cachorros absurdamente caros

Existem vários motivos que levam algumas raças de cães serem tão caras.
Um destes motivos seria o fato de a raça não ser tão popular em determinado lugar – país, estado, etc. Isso faz com que o dono do canil tenha necessidade de importar exemplares de outros países ou comprar em outros estados, aumentando o custo do animal. Um animal adquirido com maior dificuldade e preço será supervalorizado e seus filhotes serão caros. Por isso, procure saber em qual estado existem mais canis da raça que você procura. Onde há maior competitividade, há melhores preços. O chato de comprar em outro estado, país, etc. é ter que esperar o filhote completar 5 meses (não sei se mudou, mas até onde eu sei, para um animal viajar de avião deve estar com as vacinas em dia, ter atestado de saúde fornecido pelo veterinário e ter pelo menos 5 meses de vida – obviamente, os documentos são fornecidos pelo criador). Mas se o canil for sério e o filhote muito bonito, vale a pena esperar.

Um animal criado com mais atenção e seriedade também costuma ser mais caro. Neste caso o criador se preocupa com o bem-estar do animal e só libera para venda quando este possui no mínimo 60 dias de vida. Providencia toda assistência necessária a sua saúde – ração de boa qualidade, vermífugo e vacina. Além de oferecer certificado de pureza da raça – Pedigree CBKC. Saiba que a vacina só completa a imunização do filhote após 15 dias de aplicada. Existem criadores que vendem os filhotes logo após aplicarem a vacina, com 45 dias, por isso muitos filhotes, ao chegarem à casa dos compradores, logo adoecem e morrem. Ele foi exposto a vários tipos de microorganismos sem estar devidamente imunizado (Leia o artigo: ”Dicas primordiais para saúde de um novo filhote”).

Existem raças que possuem um processo de procriação complicado - a matriz dá poucos filhotes como as de raças minúsculas (Exemplo: Chiuaua). Ou a matriz precisa de cuidados especiais como cesárea e inseminação artificial. Um exemplo deste último caso é o Bulldog Inglês. Um legítimo exemplar da raça sempre necessitará de cesariana para o nascimento dos bebês. A grande cabeça destes os impedem de nascerem normalmente. O padrão atual do Bulldog Inglês se deu através de cruzamentos selecionados pelo homem por isso para se manter também necessita da intervenção humana. O macho é muito pesado e se cansa facilmente não conseguindo obter êxito na cruza normal, por isso faz-se a inseminação na fêmea. Ao engravidar deve-se marcar a data da cesárea para o nascimento dos filhotes. Quando os filhotes nascem, o criador deve fazer vigília de pelo menos 15 dias com a mãe dos filhotes para que a mesma não mate nenhum esmagado com seu peso. Por isso, raças complicadas e/ou caras para se fazer a procriação têm os filhotes com preços mais elevados.

Filhotes de padreadores selecionados também custam mais caros. Existem canis que prezam pelas características fundamentais da raça e selecionam os melhores machos e fêmeas para cruza. Geralmente, importam exemplares caríssimos de outros países, estados, etc. onde há os melhores canis da raça.

Cuidado com os canis renomados. Em alguns casos (dependendo da raça) padreadores belos podem resultar em alguns poucos filhotes não tão belos – com atributos fora do padrão da raça – e você pode correr o risco de pagar caro por um filhote nem tão bonito só porque o canil é popular e renomado e costuma vender filhotes caros. Nem sempre o caro é sinônimo de perfeição. Por isso é tão importante que você conheça as proporções corretas da raça para ter a satisfação de adquirir um legítimo exemplar da raça com o melhor preço possível.

As características de todas as raças reconhecidas pelos órgãos de cinofilia se encontram no link: http://www.cbkc.org/padroes/principal.htm.
Não se limite apenas ao conteúdo do link da CBKC sobre padrões. Pesquise bastante na internet. Muitos canis possuem sites com fotos de cães campeões de exposição. A partir destes você pode ter maior noção do padrão correto.

As raças são divididas em 11 grupos:
Antes de acessar o link de padrões da CBKC, acesse http://www.kennelbh.org.br/Grupos.php para saber em qual grupo se encontra a raça de seu interesse.


terça-feira, 24 de agosto de 2010

#Excentricidades caninas. Você já conhece?

1) O mais valioso animal do showbusiness:



"Pal", o astro original de Lassie. Seu descendente, "Lassie IX", também conhecido como Howard, é o animal mais valioso da história, e viaja em seu próprio avião particular.


2) O cão mais pesado do mundo:



É um Matiff Inglês, chamado Aicama Zorba of La Susa, nascido em 26/09/1981, pertencente a Chris Eraclides, de Londres, Inglaterra. Zorba tem 94 cm de altura e pesa 155,58 kg.


3) O cão mais alto do mundo:



É um dogue alemão, chamado Shmgret Danzas, nascido em 1975, e pertencente a Wendy e Keith Comley, em Keynes, Inglaterra. O cão medida 1,054 cm e 1,66 cm com o pelo eriçado. Pesava 108kg e morreu em 1984.


4) O menor cão do mundo:



Boo Boo, uma cachorrinha de apenas 10,16 cm de altura e pesando 675 gramas é oficialmente o menor cachorro do mundo segundo o Guinness Book of World Records. Aqui está ela posando toda charmosa com seu vestido novo ao lado de uma caixa de fósforos.


5) O cão mais feio do mundo:



Segundo o Fantástico, Elwood - o cão mais feio do mundo - nasceu com dentes só na metade da boca, o que fez com que a língua escorregasse e ficasse sempre para fora, do lado esquerdo. Ao balançar, a língua machuca o olho, que acaba ficando fechado devido ao incômodo.
As manchas pelo corpo vieram enquanto ele crescia. A primeira dona de Elwood achou que o cão ficou tão feio que decidiu entregá-lo para a carrocinha. O marido de Karen Quigley, a dona atual, soube que ele seria sacrificado e salvou sua vida.
Karen e Elwood, que é uma cruza de Chihuahua com o Cão de Crista Chinês, levaram, além do título de mais feio do mundo, um prêmio de US$ 1 mil. "Eu acho que ele é a coisa mais fofa viva", comentou ela.


6) A cadelinha mais fofa do mundo!



(... pelo menos pra mim rsrsrsrsrsrsrsrs)
Suzi, minha shih-tzu de 4 meses :0D


7) A cadelinha mais peidona do mundo!



(... do meu mundo rsrs :0D)

Antes de comprar, soube por alto que bulldogs soltavam pum. Eu pensava que era eventualmente. Mas não é! Minha bull, tem dias, que solta pum a noite toda... o cheiro é tenebroso :0/ muito ruim mesmo...ah, e quando come também arrota... uma ogra total...kkkkkkkkkkkkkkkkk... Dizem que isso ocorre porque cães desta raça tem o costume de respirar pela boca e assim acabam acumulando gases.
A pesar de tudo isso ela ainda consegue ser muito fofa e doce...um torrãozinho de açúcar...

Fontes: http://www.acemprol.com/viewtopic.php?f=16&t=4765
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI1727715-EI1141,00.html http://www.dogtimes.com.br/guiness.htm


sexta-feira, 20 de agosto de 2010

#Por que meu cachorro não me obedece?

Se você é dessas pessoas que precisam se esgoelar para conseguir que seu cachorro faça o que você quer, ou se nem se esgoelando ele te obedece, saiba o motivo.
Os cães enxergam seu mundo sempre com olhos de matilha. Na matilha sempre há um líder. Se você não for considerado por ele o líder da matilha ele não te obedecerá com facilidade (ou nunca).
O líder da matilha não é simplesmente o mais forte fisicamente, é o mais sóbrio, firme, controlado e dominante.

Evite demonstrar descontrole emocional com um cão, Exemplo: gritar desesperadamente brigando porque ele fez algo que não devia. Corrija-o com firmeza, dando até um tapa - não precisa ser muito forte - se for o caso.

Saiba, também, que violência excessiva só fará de seu amigo um cão medroso e companheiro medíocre.
(Comprei uma cadelinha que era tão medrosa que vivia escondida. Hoje está um pouco melhor, pois pede carinho e brinca algumas poucas vezes. E mesmo com todo carinho que dou, ela passa a maior parte do tempo dentro de sua casinha de plástico. Não sei qual era o tipo de tratamento que ela recebia no canil em que a comprei só sei que marcou para a vida toda. Uma pena pois ela poderia ser mais companheira e mais feliz. E não é temperamento da raça. Tenho outra fêmea de mesma raça que interage muito mais comigo)

O líder da matilha não dá aos seus seguidores tudo que eles pedem, nem sequer os deixam ficar pedindo algo. O melhor da caça fica sempre com o líder que deixa seus seguidores se alimentar com as migalhas que caem e/ou o resto que sobra. É assim na natureza, é assim que os cães vêem as coisas. Se você faz todas as vontades ou a maioria delas ao seu mascote, o líder é ele e um líder não está disposto a obedecer seus seguidores/submissos. Os que fazem tudo que é pedido/mandado.
Seja firme no seu “NÃO”, saiba que seu cão será mais feliz e tranquilo sendo seguidor e não líder. O líder não dorme direito à noite - ele tem que tomar conta da matilha. Ser o primeiro a avisar - latir se algo estiver ameaçando a vida de todos.
Passear com seu amigo também é ótimo para afirmar quem é o líder. Líder sempre anda na frente ou ao lado dos subordinados. No passeio, nunca deixe ser guiado pelo seu cão, sempre ande um pouco a frente dele ou ao lado. Puxe firmemente a guia sempre que ele passar sua frente até que ele se acostume a andar como seguidor.
Não fique alimentando seu cão quando estiver comendo. Guarde um pedaço para ele e dê somente quando você já estiver acabado a refeição.
Nunca brinque de cabo-de-guerra e deixe-o ganhar. Isso vai reafirmar a liderança dele.
Não permita que o cão durma em lugar tão privilegiado quanto você (Exemplo: em cima da cama).
O cachorro deve entender que participa de nossas vidas- participar é muito bom- e não que é o centro de nossas vidas. Saiba que quanto mais submisso for seu amigo, mais será obediente.
Isso é bom para ambas as partes, pois cães educados, donos felizes. Donos felizes, cachorros felizes!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

#Como exercito meu cachorro em casa?

Muitos não possuem tempo para passear regularmente com seus amigos como recomendam os veterinários. Na natureza, os cães tinham toda liberdade de ir e vir e gastavam toda energia caçando, correndo atrás do alimento de cada dia. Eles tinham um objetivo todos os dias. Hoje, vivendo com os humanos, não precisam caçar, não precisam lutar pela sobrevivência, não possuem objetivo diário (nada pra fazer). Essa vida sem atividade na maioria das vezes faz com que o cão seja estressado, neurótico, obeso, etc.

Para ajudar o seu amigo a ter certo equilíbrio mental e físico você precisa fazer com que ele gaste toda energia acumulada.

O correto seria passear com ele duas vezes ao dia. O tempo de passeio varia de acordo com a disposição de seu cachorro. Existem cães de determinadas raças que não podem fazer caminhadas muito longas, pois prejudicam sua saúde - exemplo: bulldog inglês. Outros necessitam de longas caminhadas por serem muito enérgicos - exemplo: pinscher miniatura.
Quando não há tempo para passear diariamente com seu amigo, você pode substituir por exercícios dentro de casa mesmo.

1)Exercite seu amigo na esteira. Marque o tempo que ele deverá caminhar.

2)Exercite seu amigo simulando caça:
2.1)Amarre um petisco (carne fresca de frango ou boi, biscoito canino em barra, etc) em uma linha de nylon e corra pela casa arrastando-o no chão até que perceba o cansaço do seu amigo. Após cansaço, facilite para ele pegar o petisco.
2.2)Prenda seu amigo no banheiro, pique petiscos e espalhe pela casa toda para que ele fareje e coma. Coloque atrás das portas, embaixo de brinquedos dele, etc. para dificultar um pouco e tornar a brincadeira mais interessante para ele.

3)Exercite seu amigo com brincadeiras:
3.1)Brinque de pega-pega. Dê um empurrão nele, para chamar sua atenção e corra pela casa. Ele correrá atrás de você. Essa brincadeira é simples, mas permite que seu amigo gaste toda energia.
3.2)Ensine seu amigo a trazer brinquedos lançados por você. Daí você joga e ele trás. Faça quantas vezes forem necessárias para ele se cansar.

Essas brincadeiras não só divertem seu amigo como a você também!

Dica: Evite brincar de cabo de guerra, pois prejudica a dentição de seu amigo como também a questão de liderança - se você deixar seu amigo ganhar no cabo de guerra (ele entenderá que tem mais força do que você e que desta forma deve ser o líder da matilha. Daí não será obediente como deveria. O líder tem que ser você).

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

#Não consigo dar remédio para meu cachorro!

Realmente, os cães são enérgicos quanto ao fato de serem forçados a fazerem o que não querem. Por isso, dar remédio pro seu amigo pode se tornar uma missão quase impossível.

Calma! Nem tudo está perdido!

Se o remédio for de comprimido e seu cão é bastante guloso, do tipo que engole qualquer guloseima sem se quer cheirar para ver o que é, você tem sorte! É só colocar o comprimido em um pedaço de salsicha, carne, etc. de tamanho pequeno- fácil de ser engolido; aguçar o olho grande de seu amigo fingindo que vai dar, mas não dar. Quando ele estiver muito ansioso para ganhar o petisco, dê e ele engolirá rapidamente sem pestanejar.
Outra opção seria amassar o comprimido em 2 ml ou 3 ml de água potável, colocar a mistura em uma seringa e aplicar no canto da boca do animal, em direção a garganta (eu sempre faço isso com remédio de verme). Na dúvida, consulte seu veterinário se tal procedimento não diminui a ação de alguns tipos de remédios.

No caso do remédio ser em líquido, coloque-o na seringa e aplique no canto da boca de seu amigo, em direção a garganta.

Nessas horas é importante manter a calma e a firmeza para que não haja nenhum desperdício de remédio.
Se o cachorro for muito grande e/ou forte peça alguém para te ajudar.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

#Posso ou não posso dar osso para meu cachorro?

Já é sabido que ossos cozidos de aves não são recomendados para os cães porque ao serem mastigados ficam pontiagudos, podendo ferir os órgãos internos do animal como o estômago, intestino, etc.
Mas o que muita gente não sabe é que osso de costela de boi e de mocotó são excelentes para o entretenimento do animal e limpeza de dentes já que são duros o suficiente para serem desgastados e não quebrados.

Eles devem ser fervidos apenas para matar as impurezas microbianas. O osso de mocotó pode ser dado junto com o mocotó, mas o de costela deve ser servido sem muita carne, pois a mesma é muito gordurosa e pode causar diarréia.

Após dar o osso para o cão, verifique quase que diariamente se o mesmo não está fétido. Se o cão rói todos os dias e toda carne do osso já foi ingerida é possível que não fique com mau odor. Caso contrário, lave em água corrente ou ferva o osso se estiver mal cheiroso. A carne estragada pode causar diarréia e vômito no seu amigo. Depois de um tempo ele ficará sequinho e não precisará mais ser lavado/fervido, servirá bem para sua função que é entreter seu cãozinho e limpar os dentes evitando tártaro.

Particularmente, não gosto de comprar aquele osso de couro vendido em pet shops. Após o cão morder, ele fica mole e molhado e toda poeira que aparece no ambiente cola nele com facilidade. Diferente dos naturais que após serem roídos tendem a ficar cada vez mais secos.

Biscoitos caninos também são uma excelente pedida. Hoje, tem até os de menta para deixar um hálito refrescante em nossos amigos. O problema é que a diversão dura muito pouco. Esses biscoitos são comidos com muita rapidez.

Dica: Dê osso de costela de boy e de mocotó somente em pedaços grandes que não podem ser engolidos. Assim você evita que seu amigo se engasgue.

Sempre dou osso de mocotó e até hoje nunca tive acidentes. Eles adoram!

sábado, 7 de agosto de 2010

#Linguagem canina

O relacionamento com seu cãozinho será harmonioso, se a comunicação entre vocês for muito clara desde os primeiros contatos. Compreender e corresponder aos seus sentimentos através da vocalização, gestos, expressões faciais, posturas corporais e ações corretas, são fundamentais para que ele aprenda todos os seus direitos e deveres desde pequeno. Dessa maneira todas as tarefas rotineiras, os cuidados durante o processo educativo, as brincadeiras, as aulas de adestramento e as punições aplicadas corretamente (quando necessárias), serão interpretadas, entendidas e memorizadas em um curto espaço de tempo. Parece muito simples ... mas não é! É necessário muita convivência, observação, paciência, persistência, e principalmente sensibilidade para
saber exatamente o que se passa na cabeça do filhote nas mais diversas situações.

Vocalizações
Significados possíveis dessas vocalizações: cumprimento, pedido, aviso, irritação, insatisfação.

 ROSNAR: ameaça, irritação, agressividade.
 GEMER: manha, tristeza, dor, desconforto.
 CHORAR: tristeza, dor, medo, insatisfação, alegria.
 GANIR: medo, dor, desconforto.
 UIVAR: tristeza, medo, solidão.

Posturas
Significado mais provável dessas posturas:

 CAUDA ABANANDO PARA O ALTO: receptividade, alegria, simpatia.
 CAUDA ABANANDO PARA BAIXO: submissão, apreensão, insegurança.
 CAUDA ESCONDIDA ENTRE AS PATAS: medo, submissão, desconfiança.
 ORELHAS EM PÉ: atenção, alerta, perigo.
 ORELHAS VOLTADAS PARA TRÁS: medo, insegurança, submissão.
 PÊLOS ERIÇADOS, LÁBIOS RETRAÍDOS E DENTES A MOSTRA:ameaça, irritação, agressividade.
 BOCA ABERTA COM A LÍNGUA PARA FORA: contente, excitado, cansado.
 CABEÇA BAIXA: dor, medo, desconfiança, tristeza.
 CABEÇA INCLINADA PARA O LADO: atenção, alerta, concentração.
 DEITAR-SE DE BARRIGA PARA CIMA: submissão, docilidade, amizade, confiança.
 FAZ UM PEDIDO: olha alternadamente para a pessoa e o objeto e/ou local que almeja, cutucando suas patas no objeto e/ou caminhando em direção ao local desejado. Late, choraminga, lambe, mordisca e busca contato físico esfregando o rosto e o corpo em você para chamar atenção.
 PEDE PARA BRINCAR: traz o brinquedo e joga na sua frente, agacha a parte da frente do corpo, fica olhando para o brinquedo e para você. Late, choraminga, lambe, mordisca e busca contato físico esfregando o rosto e o corpo em você para chamar atenção.

Sentimentos
Como um cãozinho demonstra esses sentimentos

 ALEGRIA: movimenta-se rápido correndo de um lado para outro, próximo a você. Apresenta uma feição eufórica com a boca aberta, língua para fora e abanando a cauda levantada rapidamente. Busca contato físico esfregando o rosto e o corpo em você, podendo saltar em sua direção para lamber e/ou mordiscar, latindo e choramingando ao mesmo tempo. Em casos extremos urina de euforia.

 MEDO: afasta-se do local em que você se encontra, andando com o corpo todo trêmulo, com feição de pavor, cabeça baixa, sem coragem de olhar nos seus olhos e o rabo entre as patas. Procura um lugar seguro, onde possa se entocar, ficando fora do seu alcance. Em casos extremos urina de medo.
 TIMIDEZ: movimenta-se com cautela, andando de cabeça baixa e com a cauda abanando para baixo, aproximando e afastando várias vezes do local onde você se encontra, demonstrando ao mesmo tempo medo e vontade de interagir com você. Permanece a uma distância segura, com feição de desconfiança: cabeça de lado, orelhas em pé e olhos fixos atentos em você.
 MÁGOA: ignora seus chamados, apresentando feição de desprezo e evita olhar nos seus olhos. Não demonstra interesse por nenhuma brincadeira, procurando se refugiar em ambientes com pouco movimento e se possível, longe de você.


#Inteligência canina

Cachorros são realmente animais muito inteligentes, capazes de aprender por associação e com grande memória, podendo lembrar-se de diversos truques e situações por muito tempo. A inteligência dos cães permitiu que fossem e ainda sejam treinados para as mais diversas funções, desde regras de higiene básicas, pequenos truques, até as grandes demonstrações de compreensão e inteligência que podemos ver em cães-guia e cães de pastoreio entre outros. Algumas pessoas pensam que,

por serem tão espertos, os cachorros vão entender tudo sozinhos, que eles já nascem treinados. Obviamente isto não acontece e em muitos casos é um fator de decepção do dono despreparado com o cão. Todos os cães, independentemente da raça precisam ser ensinados pelo dono para aprenderem as regras da casa ou usarão sua inteligência para descobrir como destampar a lata de lixo, aprender como fugir de cercados ou como abrir portas entre outras demonstrações de inteligência que normalmente incomodam os donos. Desde cedo é preciso mostrar ao filhote o que ele pode e não pode fazer, e nunca abrir exceções. Cães não entendem a linguagem humana, se você disser: só dessa vez por mais esperto que seja ele não vai entender que não deve subir no sofá de novo, mas quase com certeza será esperto o suficiente para perceber que se insistir pode conseguir novamente. Alguns cães são tão espertos que adestram seus donos ao invés de serem adestrados por eles. Quando um cachorro chora pedindo comida e nós atendemos ao pedido estamos fazendo a vontade do cachorro, ou seja, o cão ensinou o dono a dar o petisco sempre que ele pedir, alguns cães ensinam seus donos a fazerem carinho quando latem e não é incomum ouvir donos reclamarem que só conseguem fazer o cachorro parar de latir fazendo carinho. Todos estes comportamentos começam aos poucos e podem ser evitados com uma educação adequada. Se o futuro dono de um cachorro tiver em mente que deve adestrar seu cachorro e não ser adestrado por ele a convivência entre os dois será bem melhor. A inteligência individual do cachorro, entretanto, depende de vários fatores, como o ambiente onde vive e a quantidade de estímulos que recebe.

#Meu filhote morde

O que muita gente não sabe é que filhotes trocam os dentes exatamente como nós (bem, não EXATAMENTE, pois eles trocam de dentes muito mais rápido do que os humanos. Os dentes de leite começam a cair por volta dos 3 meses e meio, e a troca se estende até os 5 ou 6 meses. Os dentes definitivos continuam crescendo até os 7 meses de idade, e tudo isso é doloroso para o filhote. Brincar com um filhote é extremamente importante para que ele se desenvolva plenamente, tanto física quanto psicologicamente, mas deveriam existir certas regras para evitar problemas sérios mais tarde. Além de tentar aliviar a dor da gengiva por causa dos dentes que estão nascendo, filhotes mordem, principalmente, para testar a autoridade e força dos irmãozinhos. É brincando de lutas e batalhas que os filhotes se preparam para ocupar a posição deles na hierarquia do grupo. Se nós humanos permitirmos que nossos filhotes brinquem de morder a nossa mão, mais do que alguns pequenos cortes doloridos, vamos incentivar nossos cãezinhos a ocupar a posição hierárquica mais alta da família quando eles estiverem adultos.

Um filhote que aprende que é permitido morder, pois não há nenhum tipo de represália contra seus ataques, não hesitará em defender-se de qualquer contragosto com dentadas poderosas mais tarde em sua vida. Um cachorro adulto jamais tolerará que um filhote fique mastigando suas patas. O cão adulto emitirá imediatamente um rosnado de aviso e se o filhote continuar insistindo vai acabar tomando uma dentada de correção bem na cabeça. Nós, humanos, devemos ensinar esta mesma lição para os nossos filhotes e evitar problemas no futuro. A técnica de colocar o polegar na língua do cachorro e fazer pressão para baixo até que ele tente empurrar nosso dedo para fora da boca dele é bastante efetiva e, se executada de forma adequada, não irá machucar seu filhote. Ele até pode ser bastante insistente e tentar te morder várias vezes, mas se você for persistente, o cachorrinho irá aprender logo que não é agradável abocanhar a mão de quem o alimenta. Não se esqueça de dizer sempre NÃO MORDE, enquanto aplica a correção e não permita que nenhum outro membro da família ou amigos deixe o seu filhotinho morder. Outra parte importante na abordagem do problema das mordidas, é ensinar ao seu filhote que é bom morder os brinquedos dele, e que o brinquedo correto também vai ajudar a massagear a gengiva e diminuir o incomodo da dentição infantil.

#Brinquedos para seu cãozinho

Além de tratar-se de um divertimento, o brinquedo auxilia na redução do estresse causado pela ausência do dono e também na fase de crescimento dos dentinhos. Para que ele não eleja o pé da mesa, a quina da parede, o controle remoto, o seu chinelo, sapato e coisas de utensílios domésticos, você deve dar a ele brinquedos de borracha ou comestíveis. O cão é igual à uma criança! Gosta de novidades! Quando for dá-lo ao seu cãozinho, incentive-o, mostre que é para ele, brinque junto. Uma dica muito boa é para aquele filhote que ainda está trocando os dentes, é congelar o brinquedo, pois alivia a dor na gengiva, controlando melhor a ansiedade.

Brinquedos Recomendados:

Bola de tênis: São resistentes, podem molhar e não se despedaçam. Algumas raças de cães conseguem furá-las com os dentes murchando-as. Bolas de tênis mesmo, e não as compradas em qualquer lugar, pois essas se despedaçam e são tóxicas;

Brinquedos de borracha macia: Alguns brinquedos de borracha macia são indestrutíveis,permitem que o cachorro os morda sem gastar ou quebrar os
dentes e pulam de maneira desordenada, aumentado a diversão do cachorro. Podem ser qualquer tipo, em forma de bonecos, bolas, bichos.

Brinquedos de materiais digeríveis: Apesar de poderem ser despedaçados e engolidos, não causam obstrução do aparelho digestivo pois são digeríveis. Podem ser ossinhos, palitinhos, sapatos etc... tudo feito de courinho digerível.

Brinquedos inteligentes: Esse brinquedo tem um compartimento para colocar algum petisco dentro, ou até mesmo ração, ele prende a atenção do cão pois ele fica tentando tirar o petisco de dentro do brinquedo. Existem vários, tem cubo mágico que tem vários furinho, tem o kong que só tem um furo.

Ossos naturais: só osso de mocotó (apenas parte grande que não possa ser engolida inteira)- fervido por 20 minutos em panela comum; e de costela de boi - apenas fervido por cinco minutos se a carne não estiver fresca. Estes ossos são duros o suficiente para que não sejam quebrados e engolidos em pedaços podendo fazer mal ao animal como, por exemplo, os de aves.

Lembre-se, não dê brinquedos comestíveis em excesso para não prejudicar a alimentação correta do filhote com a ração. Um ou dois biscoitos por dia. Um ou dois ossos por semana – dependendo do tamanho do biscoito/osso.

Brinquedos perigosos

Bichos de pelúcia: Se despedaçam fácil e o cachorro acaba comendo a pelúcia, olhos, boca, etc.

Bolas de Gude: Quebra, é vidro, super perigoso

Bolas ou brinquedos de borracha que se despedaçam: Se despedaçar o cão come.

#Diminuindo a ansiedade do seu cãozinho

Exercite o cão periodicamente e deixe um rádio ligado ou televisão quando você sair. Essas atitudes auxiliam muito. Ignore-o durante alguns minutos antes de sair de casa. Não permita que seu cão seja o líder da matilha (saberá mais a respeito nos próximos tópicos). Nunca dê bronca em seu cão nem demonstre estar zangado com ele ao chegar em casa e encontrar algo destruído. Deixe seu cão esperá-lo em um local que lembre sua presença, isto é, onde ele sinta o seu cheiro e, de preferência, deixe o rádio ligado. Caso não seja possível, deixe uma camiseta sua, velha e usada, na casinha dele ou na caixa de transporte.

Chorar à noite:

É um problema que geralmente ocorre com filhotes, mas, em alguns casos, também aparece em cães adultos traumatizados, ansiosos ou mimados. Os cães choram por diversos motivos. Por meio de choro eles demonstram que algo não está de acordo a vontade deles, que estão

sentindo fome, sede, sofrendo por se sentirem isolados, ou por dor. Embora existam inúmeros motivos para que seu cão chore durante a noite, o mais provável é que ele esteja se sentindo solitário. Cães são animais

sociais que dependem do grupo para poder sobreviver, por isso, até que se costumem, ficam ansiosos e assustados quando se sentem abandonados.
É óbvio que não podemos ficar com o cão o tempo todo, por isso, devemos acostumá-lo a não se sentir abandonado desde filhote.

Conforte o Animal:
A primeira medida que se deve tomar é confortar o animal no ambiente em que ficará sozinho. Qualquer coisa que lembre o grupo dele ou que permita que ele se distraia auxilia a reduzir a ansiedade de seu cão.
Se você está trazendo um filhote para sua casa, procure trazer do local em que o filhote vivia panos com cheiro da ninhada, brinquedos e outras coisas que lembrem seu grupo e coloque-as onde seu cão irá passar a noite. Deixar um rádio ligado próximo ao filhote também colabora para que ele não se sinta completamente sozinho. Procure brincar com ele no lugar em que ficará confinado, para que o local lembre a sua presença e para que não seja completamente novo para seu filhote. Os cães ficam muito ansiosos ao se sentirem abandonados, pois até, de quererem interação, não sabem se foram realmente esquecidos ou, ainda por quanto tempo ficarão ali. Como você não tem meios para informar ao seu cão por quanto tempo ele ficará lá, pelo menos lhe mostre que você não se esquecerá dele e que irá buscá-lo depois de algum tempo. Como fazer isso? Confine o animal no local em que ele passará a noite somente por alguns minutos, volte e fique um tempo com ele. Faça isto algumas vezes, aumentando o tempo gradativamente, assim ele saberá que você sempre volta, embora não saiba quando, o que o deixará muito mais tranqüilo.

#Dicas primordiais para saúde de um novo filhote

 Evite colocar a mão/dedos na boca do filhote. A mão/dedos contém muitos germes prejudiciais a saúde de seu pet que ainda não adquiriu todos os anticorpos necessários para sua sobrevivência. Por isso ingerir grande quantidade de germes o deixa vulnerável a doenças. Quando chegar da rua, procure lavar as mãos antes de brincar com seu amiguinho.

 Evite que ele tenha contato com sapatos, pois é o mesmo que estivesse andando na rua e isso só pode ocorrer se passados 15 dias depois de tomada a terceira e ultima dose de vacina.

 Não use no assoalho onde o filhote ficará desinfetante com forte odor, pois isso poderá desencadear uma alergia severa em seu mascote. USE DESINFETANTES PRÓPRIOS PARA ANIMAIS. VENDIDOS EM PET-SHOP.

 Só dê água que você mesmo beberia, ou seja, filtrada (se tiver certeza de que a filtragem está 100%), fervida ou mineral. Água direto da rua contém salmonela que causa diarréia no filhote, baixando seu sistema imunológico e o deixando vulnerável.

 Evite trocar de ração logo nos primeiros dias em que o filhote vai para sua casa. Trocar de ração também baixa o sistema imunológico. Dê um tempo até ele se adaptar ao novo lar - de preferência quando a diarréia inicial estiver acabada (a maioria dos filhotes, quando vai para um novo lar, fica com diarréia. Seja por insegurança, estresse da viagem, etc.) e suas fezes estarem rígidas. Quando o fizer, vai misturando aos poucos a velha com a nova ração. Não faça a troca bruscamente, pois o organismo do cãozinho estava adaptado a antiga e uma mudança brusca prejudicará sua saúde.

 Evite contato do filhote com outros animais de sua casa que já estão imunizados contra doenças e já passeiam na rua.

Lembre-se: seja rígido até a temporada de vacinas terminar. Não vale a pena arriscar a vida de seu mais novo melhor amigo por descuido que poderia ser evitado.

#Exercite seu amigo

Todos os cães devem se exercitar naturalmente ou serem obrigados a se exercitar, pois algumas raças são mais preguiçosas que outras. Evite expor o cão em fase de crescimento a uma carga muito pesada de exercícios. Se for possível exercitar os cães diariamente, prefira horários mais frescos do dia, principalmente no verão (não saia com seu cão em pleno sol, pois a calçada/asfalto fica muito quente e queima a pata do seu amigo). Algumas pessoas desinformadas passeiam com seus filhotes por grandes distâncias, acreditando que o bichinho possa acompanhá-las. Isso seria o mesmo que amarrar uma pessoa comum a um corredor de São Silvestre e sair correndo pelas ruas. O cão quando se cansa, principalmente o filhote, tende a deitar-se no chão. Caso isso ocorra, pegue-o no colo ou espere alguns minutos. Os exercícios devem ser aumentados gradativamente, e são ótimos, principalmente para o filhote, mas o exagero pode levar a deformidades estruturais. A melhor maneira de exercitar um filhote é brincar e deixá-lo à vontade. Solte-o em um lugar amplo e seguro, de preferência em um piso aderente: com uma simples bolinha ele fará exercícios sem perceber e saberá a hora de parar. Quando levar o filhote para passear (após o período de vacinas), nunca o deixe sem a guia (mesmo depois de adulto), pois ao avistar outro cão ele pode querer brincar, e uma agressão de um cão adulto pode feri-lo seriamente. Nunca deixe o cão trancado dentro do carro por um período prolongado, pois em dias quentes (a capacidade de regulação térmica do cão não é a mesma que a do homem) o aumento da temperatura interna do veículo pode causar uma rápida desidratação do cão e inclusive levá-lo à morte.

#Perigos domésticos para seu cãozinho

Da mesma maneira que os pais devem tornar uma casa segura para suas crianças, os proprietários de cães e gatos devem tomar todos os cuidados para evitar acidentes caseiros com seus animais.
Os membros da família de quatro patas são naturalmente curiosos e gostam de explorar o ambiente que os rodeia com as patas, unhas e boca. Entretanto, não sabem reconhecer o que é perigoso e distinguí-lo do que não oferece perigo e por isso é obrigação do proprietário criar um ambiente seguro para o seu animal de estimação. As dicas a seguir ajudarão a garantir que o seu animal de estimação possa desfrutar de uma vida feliz, longa e sem acidentes.
1. Envolta da casa, proteja as janelas de forma a evitar quedas. Não deixe o seu animal em varandas sem proteção adequada.
2. Muitas plantas caseiras são venenosas se ingeridas. Remova-as ou coloque-as em cestos de sustentação onde não estejam acessíveis.
3. Os cachorros e os gatinhos gostam de mastigar quando os dentes estão nascendo, por isso deve-se manter os fios elétricos desligados ou protegidos.
4. As fontes de calor como lareiras ou aquecedores de ambiente representam perigo adicional se não forem vigiadas.
5. Os sacos de plástico são divertidos para brincar, mas podem asfixiar o seu animal.
6. Se o seu animal pode pôr qualquer coisa na boca, provavelmente, ele fará. Não deixe pequenos objetos acessíveis, pois podem ser facilmente deglutidos.
7. Na Garagem, não comece a andar com o carro sem antes verificar onde está seu animal de estimação. Os gatos, por exemplo, gostam de dormir próximo ao motor ainda quente e não é incomum os donos fazerem manobras com os seus animais debaixo do automóvel.
8. Os animais de estimação gostam do cheiro e sabor dos produtos utilizados para limpeza e lavagem de vidros, portanto, assegure-se de que os recipientes com estes produtos se encontram devidamente fechados e, em caso de derramar, limpe imediatamente.
9. Produtos como gasolina, tintas ou outros agentes químicos perigosos devem ser guardados em lugares seguros.
10. Na Cozinha, lavanderia e banheiro, nunca deixe ferros elétricos ligados ou bicos de gás acesos. Alguns agentes químicos, como água sanitária ou amônia, devem ser guardados em lugares não acessíveis.
11. Mantenha fechadas as portas das máquinas de lavar e secar. Mantenha fechadas as tampas dos vasos sanitários.
12. Medicamentos, xampús, protetores solares e outros produtos de uso pessoal podem ser fatais para o seu animal de estimação. Assegure-se de que não estejam acessíveis.
13. No jardim, algumas plantas de exterior podem ser venenosas para o seu animal de estimação. Mantenha o seu animal de estimação longe de jardins tratados recentemente com produtos químicos, respeitando os intervalos de segurança indicados.
14. Guarde os utensílios de jardinagem e os produtos de tratamento dos jardins em locais seguros, mantendo as portas fechadas.
15. Cubra as piscinas, tanques ou outros locais desta natureza. O seu animal pode cair e não conseguir sair.
16. Cuidado com as coleiras. Se ficarem presas podem provocar estrangulamento.
17. Fios, luzes e ornamentações em vidro podem ser fatais se mastigados ou engolidos.

Plantas tóxicas
Os animais podem ter acesso a plantas tóxicas em vários lugares; elas podem estar dentro de vasos em casa, no quintal, em terrenos onde o animal vai passear. Por isso é importante conhecer as plantas que

colocamos em casa, pois muitas delas são comuns e muito bonitas, mas quando ingeridas pelo animal podem ter efeitos nocivos. Quase sempre o filhote por ser curioso ou está entediado, ele morde e come algumas folhas para brincar. Fique atento aos sintomas de intoxicação: Vômitos, diarréia e salivação intensa. Mas também podem ocorrer queimaduras, convulsões e alterações cardíacas, renais e hepáticas graves, tudo isso dependendo da planta que pode ser mais tóxica que outra. É complicado você ficar monitorando os passos do seu cão, o mais apropriado seria tirar todas as plantas que possam causar algum tipo de mal ao seu cãozinho. Mas se você não tem como se livrar delas, a única opção é delimitar a área por um cercado , ou ficar de olho mesmo.
Segue as plantas tóxicas:
• Aloe Vera (babosa)
• Espirradeira
• Filodendro
• Antúrio
• Hortênsia
• Azaléia
• Mamona
• Cheflera
• Mandioca brava
• Comigo-ninguém-pode
• Orelha-de-elefante
• Copo-de-leite
• Ruibarbo
• Espada-de-são-jorge
• Trombeteira

#Como alimentar corretamente meu cachorro? Que ração devo dar?

Dosagem
Filhotes se alimentam três vezes ao dia (adultos duas vezes). Quanto às porções corretas para determinado tamanho e idade do animal, você pode consultar na tabela atrás do saco de ração.

Tipos de ração
Falar sobre alimentação, mais especificamente de ração para cães e gatos pode parecer um tema bastante simples, afinal estamos falando de uma embalagem que se compra em pet-shop ou supermercado e já vem pronta para servir. Na verdade não é bem assim, afinal aquela prateleira está cheia de tipos diferentes de rações, qual será a mais indicada para meu cão? Rações Premium? Super Premium? Vamos começar falando em qualidade do alimento. As rações estão agrupadas conforme o tipo da matéria prima utilizada na sua fabricação. As chamadas super-premium são as que possuem melhor fonte, seguidas pelas rações premium. Vamos usar como exemplo as fontes de proteína: o cão apresenta um aproveitamento maior se a base da proteína for o frango ou o ovo. Essa proteína do frango pode ser dos pés, das vísceras, da carcaça ou da carne propriamente dita, é claro que existe proteína em todas essas partes mas a existente na carne é de qualidade superior a todas as outras, então temos uma matéria prima de melhor qualidade na ração que utiliza essa fonte do que as rações que usam as outras, embora todas contenham proteína na sua formulação. É por isso que muitas vezes achamos uma ração muito cara perto de outra, mas se formos procurar saber o porquê dessa diferença é muito provável que a matéria prima utilizada por uma seja bastante superior a outra, isso com certeza é um dos fatores. Agora que escolhemos uma ração de boa qualidade ela estará dividida em diversos subtipos como filhotes, adultos, alta energia, diet, tamanho do cão... De maneira geral, um cão é considerado filhote até um ano de idade, salvo em algumas raças muito grandes onde podemos considerar ate um ano e meio, nesse período ele deverá comer a ração apropriada à sua idade e porte da raça quando adulta, isso acontece porque um filhote de maltês terá necessidades diferentes de um filhote de Dog Alemão, tanto no aporte de nutrientes quanto no tamanho do grão da ração, afinal, um cão do tamanho de um maltês terá, por volta dos seis meses, um tamanho já definido enquanto o dog alemão estará em plena fase de crescimento.
Adultos e filhotes... cada um na sua...
Muitas pessoas que já tem um cão e acabam adquirindo outro querem comprar uma mesma ração para os dois, isso é possível quando os cães ficam adultos e tem tamanhos no mínimo parecidos. Caso não exista a possibilidade de separá-los nem no momento da alimentação é mais indicado que o adulto coma a ração do filhote que está em pleno desenvolvimento, mas isso pode acarretar alguns problemas como a obesidade do mais velho devido ao aporte maior de nutrientes na ração do filhote. No caso de cadelas prenhes o que acontece é um gasto exagerado de energia devido, principalmente, à produção do leite, que faz com que mudem as necessidades calóricas da fêmea sendo necessário alterar a ração durante essa fase fornecendo rações próprias para filhotes, o que deve ser corrigido na fase de desmame. Existem também rações apropriadas aos níveis de atividade do cão, um animal de trabalho como um cão que anda ao lado de um policial precisa de mais energia do que o cão que está em casa esperando o dono chegar do trabalho.
Diet? Light? Quanto às rações diet, diferente do que muitos pensam, ela não é indicada somente para manter a forma. Existem rações diet para regimes ou até para manutenção do peso ideal, mas o termo diet está diretamente relacionado a tratamentos como, por exemplo, um cão que apresenta problemas cardíacos vai precisar de uma dieta sem sal ou um problema renal uma dieta com menos proteína, então temos as rações com formulações já prontas. As rações são, sem duvida, o alimento mais indicado para os cães, já vem prontas e totalmente balanceadas para serem usadas, mas para isso é necessário certo critério na escolha e conhecimento tanto do animal e suas necessidades quanto dos produtos que o mercado oferece, portanto caso você tenha duvidas procure o veterinário e peça a indicação do melhor alimentação para o seu cão, afinal ele é único e só quem o conhece pode indicar com precisão as necessidades dele.

Ração X Qualidade

1. Super Premium:
São rações balanceadas com composição ideal para os animais. Elas são produzidas com 100% de proteína animal, que tem maior digestibilidade. Ou seja, a digestão, absorção e utilização da proteína de carne animal é muito melhor do que das proteínas vegetais. Quanto melhor a digestibilidade, mais fácil a assimilação.
A ração super premium é tão "concentrada" que o animal entra em saciedade química (se sente satisfeito) com uma pequena porção. E como a ração é muito bem absorvida, o volume de fezes produzido consequentemente é menor.
Outra vantagem das super premium é que elas utilizam conservantes naturais, não contém corantes e palatabilizantes (substâncias que deixam o alimento com gosto mais apreciado pelos cães e gatos).

Hoje, estas rações são balanceadas para seniors, adultos, filhotes, porte e algumas empresas têm formulação específica até para raças e nível de atividade dos animais. Geralmente os preços destas rações são mais elevados, entretanto devemos fazer uma análise do custo-benefício uma vez que com esta qualidade nutricional o volume ingerido necessário para a manutenção do cão/gato é pequeno. O animal estará com suas necessidades nutricionais 100% satisfeitas e assim não adoecerá mais facilmente, economizando com o veterinário. Uma solução para a compra mais bem sucedida seria encomendar sacos maiores, de 7kg ou 15kg. Quanto maior o saco, maior a economia. O kg da ração pode sair até pelo valor de uma popular(standard). Muitas casas de ração fazem encomenda. É só guardar em local seco e fresco e fechar bem. Evitar abrir muito o saco,

utilizando um pote intermediário. Quando a ração do pote acabar, vai à fonte principal e o enche novamente.

Algumas Rações Super premium: Guabi Natural (Guabi), Pro Plan (Nestlé), Premier Pet (Premier Pet), Royal Canin (Royal Canin), CYNO (VA), Eukanuba (IAMS), K&S Equilíbrio (Total), Hills Science Diet (Hill's), Match Super Premium (Sagemuller), Ossobuco (Nutron).

2. Premium:
Este nível de rações possui um balanceamento também ideal, entretanto, utiliza uma maior quantidade de proteína vegetal em sua formulação. Com isto, seu custo diminui o volume ingerido necessário para nutrir o animal aumenta um pouco e conseqüentemente o tamanho e número das fezes também. Os produtos classificados como Premium contém conservantes, corantes e palatabilizantes.

Algumas Rações premium: Tutano (Nutron), Faro (Guabi), Golden Fórmula (Premier Pet), Premium Dog (Royal Canil), Royal Canil Club Croc, (Royal Canil), Foxy (Provimi), Friskies (Nestlé), Game Dog (VA), Max (Total), Petisko Premium (Itambé), Pedigree (Effem).

3. Standard:
Estas rações também são balanceadas. Entretanto a qualidade da proteína utilizada é inferior. Os animais vivem perfeitamente bem com estas rações, entretanto têm que ingerir um volume grande para adquirir os nutrientes na quantidade necessária. Estas rações geralmente possuem uma grande quantidade de palatabilizantes. Corantes e conservantes também são muito utilizados pelos produtores.

Algumas Rações standard: Pedigree Champ (Effem), Bonzo (Purina), Charlot (VA), Croc Dog (Socil), DeliDog Semi Úmida (Purina), Frolic (Effem), Herói (Guabi), Lider Chips (Total), Nero (Total), Nutridog (Provimi),
Petisko (Itambé), Royal Canin Selection (Royal Canil).

#Qual nome coloco no meu mascote?

Segue abaixo uma lista nada pequena com sugestões de nome para seu mascote