Evite colocar a mão/dedos na boca do filhote. A mão/dedos contém muitos germes prejudiciais a saúde de seu pet que ainda não adquiriu todos os anticorpos necessários para sua sobrevivência. Por isso ingerir grande quantidade de germes o deixa vulnerável a doenças. Quando chegar da rua, procure lavar as mãos antes de brincar com seu amiguinho.
Evite que ele tenha contato com sapatos, pois é o mesmo que estivesse andando na rua e isso só pode ocorrer se passados 15 dias depois de tomada a terceira e ultima dose de vacina.
Não use no assoalho onde o filhote ficará desinfetante com forte odor, pois isso poderá desencadear uma alergia severa em seu mascote. USE DESINFETANTES PRÓPRIOS PARA ANIMAIS. VENDIDOS EM PET-SHOP.
Só dê água que você mesmo beberia, ou seja, filtrada (se tiver certeza de que a filtragem está 100%), fervida ou mineral. Água direto da rua contém salmonela que causa diarréia no filhote, baixando seu sistema imunológico e o deixando vulnerável.
Evite trocar de ração logo nos primeiros dias em que o filhote vai para sua casa. Trocar de ração também baixa o sistema imunológico. Dê um tempo até ele se adaptar ao novo lar - de preferência quando a diarréia inicial estiver acabada (a maioria dos filhotes, quando vai para um novo lar, fica com diarréia. Seja por insegurança, estresse da viagem, etc.) e suas fezes estarem rígidas. Quando o fizer, vai misturando aos poucos a velha com a nova ração. Não faça a troca bruscamente, pois o organismo do cãozinho estava adaptado a antiga e uma mudança brusca prejudicará sua saúde.
Evite contato do filhote com outros animais de sua casa que já estão imunizados contra doenças e já passeiam na rua.
Lembre-se: seja rígido até a temporada de vacinas terminar. Não vale a pena arriscar a vida de seu mais novo melhor amigo por descuido que poderia ser evitado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário