sábado, 7 de agosto de 2010

#Perigos domésticos para seu cãozinho

Da mesma maneira que os pais devem tornar uma casa segura para suas crianças, os proprietários de cães e gatos devem tomar todos os cuidados para evitar acidentes caseiros com seus animais.
Os membros da família de quatro patas são naturalmente curiosos e gostam de explorar o ambiente que os rodeia com as patas, unhas e boca. Entretanto, não sabem reconhecer o que é perigoso e distinguí-lo do que não oferece perigo e por isso é obrigação do proprietário criar um ambiente seguro para o seu animal de estimação. As dicas a seguir ajudarão a garantir que o seu animal de estimação possa desfrutar de uma vida feliz, longa e sem acidentes.
1. Envolta da casa, proteja as janelas de forma a evitar quedas. Não deixe o seu animal em varandas sem proteção adequada.
2. Muitas plantas caseiras são venenosas se ingeridas. Remova-as ou coloque-as em cestos de sustentação onde não estejam acessíveis.
3. Os cachorros e os gatinhos gostam de mastigar quando os dentes estão nascendo, por isso deve-se manter os fios elétricos desligados ou protegidos.
4. As fontes de calor como lareiras ou aquecedores de ambiente representam perigo adicional se não forem vigiadas.
5. Os sacos de plástico são divertidos para brincar, mas podem asfixiar o seu animal.
6. Se o seu animal pode pôr qualquer coisa na boca, provavelmente, ele fará. Não deixe pequenos objetos acessíveis, pois podem ser facilmente deglutidos.
7. Na Garagem, não comece a andar com o carro sem antes verificar onde está seu animal de estimação. Os gatos, por exemplo, gostam de dormir próximo ao motor ainda quente e não é incomum os donos fazerem manobras com os seus animais debaixo do automóvel.
8. Os animais de estimação gostam do cheiro e sabor dos produtos utilizados para limpeza e lavagem de vidros, portanto, assegure-se de que os recipientes com estes produtos se encontram devidamente fechados e, em caso de derramar, limpe imediatamente.
9. Produtos como gasolina, tintas ou outros agentes químicos perigosos devem ser guardados em lugares seguros.
10. Na Cozinha, lavanderia e banheiro, nunca deixe ferros elétricos ligados ou bicos de gás acesos. Alguns agentes químicos, como água sanitária ou amônia, devem ser guardados em lugares não acessíveis.
11. Mantenha fechadas as portas das máquinas de lavar e secar. Mantenha fechadas as tampas dos vasos sanitários.
12. Medicamentos, xampús, protetores solares e outros produtos de uso pessoal podem ser fatais para o seu animal de estimação. Assegure-se de que não estejam acessíveis.
13. No jardim, algumas plantas de exterior podem ser venenosas para o seu animal de estimação. Mantenha o seu animal de estimação longe de jardins tratados recentemente com produtos químicos, respeitando os intervalos de segurança indicados.
14. Guarde os utensílios de jardinagem e os produtos de tratamento dos jardins em locais seguros, mantendo as portas fechadas.
15. Cubra as piscinas, tanques ou outros locais desta natureza. O seu animal pode cair e não conseguir sair.
16. Cuidado com as coleiras. Se ficarem presas podem provocar estrangulamento.
17. Fios, luzes e ornamentações em vidro podem ser fatais se mastigados ou engolidos.

Plantas tóxicas
Os animais podem ter acesso a plantas tóxicas em vários lugares; elas podem estar dentro de vasos em casa, no quintal, em terrenos onde o animal vai passear. Por isso é importante conhecer as plantas que

colocamos em casa, pois muitas delas são comuns e muito bonitas, mas quando ingeridas pelo animal podem ter efeitos nocivos. Quase sempre o filhote por ser curioso ou está entediado, ele morde e come algumas folhas para brincar. Fique atento aos sintomas de intoxicação: Vômitos, diarréia e salivação intensa. Mas também podem ocorrer queimaduras, convulsões e alterações cardíacas, renais e hepáticas graves, tudo isso dependendo da planta que pode ser mais tóxica que outra. É complicado você ficar monitorando os passos do seu cão, o mais apropriado seria tirar todas as plantas que possam causar algum tipo de mal ao seu cãozinho. Mas se você não tem como se livrar delas, a única opção é delimitar a área por um cercado , ou ficar de olho mesmo.
Segue as plantas tóxicas:
• Aloe Vera (babosa)
• Espirradeira
• Filodendro
• Antúrio
• Hortênsia
• Azaléia
• Mamona
• Cheflera
• Mandioca brava
• Comigo-ninguém-pode
• Orelha-de-elefante
• Copo-de-leite
• Ruibarbo
• Espada-de-são-jorge
• Trombeteira

Nenhum comentário:

Postar um comentário