sexta-feira, 20 de agosto de 2010

#Por que meu cachorro não me obedece?

Se você é dessas pessoas que precisam se esgoelar para conseguir que seu cachorro faça o que você quer, ou se nem se esgoelando ele te obedece, saiba o motivo.
Os cães enxergam seu mundo sempre com olhos de matilha. Na matilha sempre há um líder. Se você não for considerado por ele o líder da matilha ele não te obedecerá com facilidade (ou nunca).
O líder da matilha não é simplesmente o mais forte fisicamente, é o mais sóbrio, firme, controlado e dominante.

Evite demonstrar descontrole emocional com um cão, Exemplo: gritar desesperadamente brigando porque ele fez algo que não devia. Corrija-o com firmeza, dando até um tapa - não precisa ser muito forte - se for o caso.

Saiba, também, que violência excessiva só fará de seu amigo um cão medroso e companheiro medíocre.
(Comprei uma cadelinha que era tão medrosa que vivia escondida. Hoje está um pouco melhor, pois pede carinho e brinca algumas poucas vezes. E mesmo com todo carinho que dou, ela passa a maior parte do tempo dentro de sua casinha de plástico. Não sei qual era o tipo de tratamento que ela recebia no canil em que a comprei só sei que marcou para a vida toda. Uma pena pois ela poderia ser mais companheira e mais feliz. E não é temperamento da raça. Tenho outra fêmea de mesma raça que interage muito mais comigo)

O líder da matilha não dá aos seus seguidores tudo que eles pedem, nem sequer os deixam ficar pedindo algo. O melhor da caça fica sempre com o líder que deixa seus seguidores se alimentar com as migalhas que caem e/ou o resto que sobra. É assim na natureza, é assim que os cães vêem as coisas. Se você faz todas as vontades ou a maioria delas ao seu mascote, o líder é ele e um líder não está disposto a obedecer seus seguidores/submissos. Os que fazem tudo que é pedido/mandado.
Seja firme no seu “NÃO”, saiba que seu cão será mais feliz e tranquilo sendo seguidor e não líder. O líder não dorme direito à noite - ele tem que tomar conta da matilha. Ser o primeiro a avisar - latir se algo estiver ameaçando a vida de todos.
Passear com seu amigo também é ótimo para afirmar quem é o líder. Líder sempre anda na frente ou ao lado dos subordinados. No passeio, nunca deixe ser guiado pelo seu cão, sempre ande um pouco a frente dele ou ao lado. Puxe firmemente a guia sempre que ele passar sua frente até que ele se acostume a andar como seguidor.
Não fique alimentando seu cão quando estiver comendo. Guarde um pedaço para ele e dê somente quando você já estiver acabado a refeição.
Nunca brinque de cabo-de-guerra e deixe-o ganhar. Isso vai reafirmar a liderança dele.
Não permita que o cão durma em lugar tão privilegiado quanto você (Exemplo: em cima da cama).
O cachorro deve entender que participa de nossas vidas- participar é muito bom- e não que é o centro de nossas vidas. Saiba que quanto mais submisso for seu amigo, mais será obediente.
Isso é bom para ambas as partes, pois cães educados, donos felizes. Donos felizes, cachorros felizes!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

#Como exercito meu cachorro em casa?

Muitos não possuem tempo para passear regularmente com seus amigos como recomendam os veterinários. Na natureza, os cães tinham toda liberdade de ir e vir e gastavam toda energia caçando, correndo atrás do alimento de cada dia. Eles tinham um objetivo todos os dias. Hoje, vivendo com os humanos, não precisam caçar, não precisam lutar pela sobrevivência, não possuem objetivo diário (nada pra fazer). Essa vida sem atividade na maioria das vezes faz com que o cão seja estressado, neurótico, obeso, etc.

Para ajudar o seu amigo a ter certo equilíbrio mental e físico você precisa fazer com que ele gaste toda energia acumulada.

O correto seria passear com ele duas vezes ao dia. O tempo de passeio varia de acordo com a disposição de seu cachorro. Existem cães de determinadas raças que não podem fazer caminhadas muito longas, pois prejudicam sua saúde - exemplo: bulldog inglês. Outros necessitam de longas caminhadas por serem muito enérgicos - exemplo: pinscher miniatura.
Quando não há tempo para passear diariamente com seu amigo, você pode substituir por exercícios dentro de casa mesmo.

1)Exercite seu amigo na esteira. Marque o tempo que ele deverá caminhar.

2)Exercite seu amigo simulando caça:
2.1)Amarre um petisco (carne fresca de frango ou boi, biscoito canino em barra, etc) em uma linha de nylon e corra pela casa arrastando-o no chão até que perceba o cansaço do seu amigo. Após cansaço, facilite para ele pegar o petisco.
2.2)Prenda seu amigo no banheiro, pique petiscos e espalhe pela casa toda para que ele fareje e coma. Coloque atrás das portas, embaixo de brinquedos dele, etc. para dificultar um pouco e tornar a brincadeira mais interessante para ele.

3)Exercite seu amigo com brincadeiras:
3.1)Brinque de pega-pega. Dê um empurrão nele, para chamar sua atenção e corra pela casa. Ele correrá atrás de você. Essa brincadeira é simples, mas permite que seu amigo gaste toda energia.
3.2)Ensine seu amigo a trazer brinquedos lançados por você. Daí você joga e ele trás. Faça quantas vezes forem necessárias para ele se cansar.

Essas brincadeiras não só divertem seu amigo como a você também!

Dica: Evite brincar de cabo de guerra, pois prejudica a dentição de seu amigo como também a questão de liderança - se você deixar seu amigo ganhar no cabo de guerra (ele entenderá que tem mais força do que você e que desta forma deve ser o líder da matilha. Daí não será obediente como deveria. O líder tem que ser você).