sábado, 11 de setembro de 2010

#Cachorros, por que eles viraram gente

Ele escolheu deixar a natureza para viver entre nós... Aprendeu a falar com a gente, enganou nossos instintos e virou nosso filho... Só tem um problema, isso está enfraquecendo e matando nosso melhor amigo. Fiquem tranqüilos, nesta creche cuidamos das crianças com muito carinho... eles ganham mochila/agenda.. temos quarto de recreação e um berçário, onde as crianças ficam separadas de acordo com o tamanho... os pais podem ver tudo pela internet, por webcams... diz a mulher, do PET DO PARQUE, uma creche de SP, dedicada exclusivamente a cães, ali eles são tratados como filhos, algo, aliás, bem comum.

 80% DOS CACHORROS SÃO CONSIDERADOS CRIANÇAS/BEBÊ
 35% DELES DORMEM NA MESMA CAMA QUE O DONO
 30% TEM FESTINHA DE ANIVERSÁRIO TODOS OS ANOS

Sim tratamos nossos cachorros como se eles fossem nossos filhos... e isso faz todo sentido. A ciência diz que eles despertam quase tanto amor e carinho quanto um bebê. MAS POR QUÊ ENTRE BILHÕES DE ESPÉCIES QUE EXISTEM NO PLANETA, JUSTAMENTE O CACHORRO GANHOU NOSSO CORAÇÃO???
A resposta é simples: porque ele nos entende... cães são animais muito bem qualificados para interpretar gestos e sinais humanos. Quando brincamos com nossos cães, nosso corpo libera ocitocina; o mesmo hormônio que nos faz amar as crianças. Eles não têm mais que caçar/guardar/pastorear... só precisam ser bonitos e engraçadinhos para agradar o dono. Mas o que precisamos saber para termos em nossa casa cães equilibrados e felizes.
Em primeiro lugar cães são cães e não bebes/crianças em formato diferente. São criaturas simples, que são felizes apenas com o que tinham seus antepassados soltos na natureza. Ou seja, liberdade, exercício diário e disciplina. É certo de que nossos cães perderam a liberdade de ir e vir. O que podemos fazer quanto a isso? O que podemos fazer para que se exercitem e sintam uma pontinha de liberdade é passearmos com ele diariamente, ou sempre que possível. Bom que seja, no mínimo, quatro vezes por semana. Isso reduzirá a ansiedade do animal além de contribuir para uma melhor saúde física e mental. Nos passeios poderá reafirmar quem é o líder da matilha, não permitindo que ele te puxe nem caminhe na sua frente. Um líder sempre caminha na frente. Quando ele tentar caminhar em sua frente ou te puxar. O corrija dando uma puxada na guia até que esteja ao seu lado caminhando. Com o tempo ele aprenderá e já estará caminhando ao seu lado, talvez um pouco atrás. Se for necessário reduza o tamanho da guia até que ele esteja caminhando ao seu lado. Repare que a maioria dos que guiam seus cães são seus seguidores e não líderes – tanto na rua quanto em casa. É raro vermos nas ruas donos passeando ao lado ou um pouco a frente de seus animais. Cães submissos, como devem ser para conosco, sempre caminham ao nosso lado ou atrás. O cão deve saber que você é o líder. O líder é o provedor da matilha, o defensor. O cão seguidor/submisso é mais feliz porque não tem a preocupação de ter que cuidar da matilha, defendê-la de um perigo iminente, ficando assim mais ativo e estressado. O cão submisso é mais relaxado, tranqüilo e acima de tudo obediente - DISCIPLINADO. Na natureza, a matilha de cães é disciplinada. O líder fica com a melhor parte da caça, se alimenta primeiro que o restante da matilha. Suas vontades são acatadas por todos. Sempre ganha uma briga porque tem energia mais forte e corretiva (nunca deixe seu cão ganhar no cabo de guerra. Estará dizendo a ele que ele é quem manda. Se o cão for muito forte. Brinque de outra coisa), acima de tudo, os outros o respeitam porque ele é equilibrado e estável. Por isso não devemos passar insegurança para nossos cães. DISCIPLINA: O melhor lugar de dormir é só do líder, ou seja, evite colocar o cão para dormir na cama com você. Sua vontade deve prevalecer e não a do cão. Mesmo que ele faça/tenha uma carinha irresistível. Lembre-se de que estará fazendo bem a ele e não mal. Sabemos o que é melhor para o cão. O líder sempre sabe.

Fórmula para um cão equilibrado e saudável: exercícios + disciplina + carinho. NESSA ORDEM! Por que a ordem é importante? Porque é a ordem natural das necessidades inatas de seu cão.

Além do exercício de passear você pode inserir atividades divertidas parecidas com as que seu cão teria na natureza. Caçar, por exemplo. Você pode deixá-lo preso num local enquanto esconde – em lugar acessível, é claro, petiscos (pode ser pedaços frescos de carne bovina ou de aves ou biscoitos caninos mesmo) pela casa para que ele fareje e coma. Pode esconder um petisco embaixo de um pote no chão para que ele tente pegar, etc. Em fim, podemos ter atitudes, realmente que fazem nossos melhores amigos mais felizes. Basta estarmos mais informados.