sábado, 7 de agosto de 2010

#Linguagem canina

O relacionamento com seu cãozinho será harmonioso, se a comunicação entre vocês for muito clara desde os primeiros contatos. Compreender e corresponder aos seus sentimentos através da vocalização, gestos, expressões faciais, posturas corporais e ações corretas, são fundamentais para que ele aprenda todos os seus direitos e deveres desde pequeno. Dessa maneira todas as tarefas rotineiras, os cuidados durante o processo educativo, as brincadeiras, as aulas de adestramento e as punições aplicadas corretamente (quando necessárias), serão interpretadas, entendidas e memorizadas em um curto espaço de tempo. Parece muito simples ... mas não é! É necessário muita convivência, observação, paciência, persistência, e principalmente sensibilidade para
saber exatamente o que se passa na cabeça do filhote nas mais diversas situações.

Vocalizações
Significados possíveis dessas vocalizações: cumprimento, pedido, aviso, irritação, insatisfação.

 ROSNAR: ameaça, irritação, agressividade.
 GEMER: manha, tristeza, dor, desconforto.
 CHORAR: tristeza, dor, medo, insatisfação, alegria.
 GANIR: medo, dor, desconforto.
 UIVAR: tristeza, medo, solidão.

Posturas
Significado mais provável dessas posturas:

 CAUDA ABANANDO PARA O ALTO: receptividade, alegria, simpatia.
 CAUDA ABANANDO PARA BAIXO: submissão, apreensão, insegurança.
 CAUDA ESCONDIDA ENTRE AS PATAS: medo, submissão, desconfiança.
 ORELHAS EM PÉ: atenção, alerta, perigo.
 ORELHAS VOLTADAS PARA TRÁS: medo, insegurança, submissão.
 PÊLOS ERIÇADOS, LÁBIOS RETRAÍDOS E DENTES A MOSTRA:ameaça, irritação, agressividade.
 BOCA ABERTA COM A LÍNGUA PARA FORA: contente, excitado, cansado.
 CABEÇA BAIXA: dor, medo, desconfiança, tristeza.
 CABEÇA INCLINADA PARA O LADO: atenção, alerta, concentração.
 DEITAR-SE DE BARRIGA PARA CIMA: submissão, docilidade, amizade, confiança.
 FAZ UM PEDIDO: olha alternadamente para a pessoa e o objeto e/ou local que almeja, cutucando suas patas no objeto e/ou caminhando em direção ao local desejado. Late, choraminga, lambe, mordisca e busca contato físico esfregando o rosto e o corpo em você para chamar atenção.
 PEDE PARA BRINCAR: traz o brinquedo e joga na sua frente, agacha a parte da frente do corpo, fica olhando para o brinquedo e para você. Late, choraminga, lambe, mordisca e busca contato físico esfregando o rosto e o corpo em você para chamar atenção.

Sentimentos
Como um cãozinho demonstra esses sentimentos

 ALEGRIA: movimenta-se rápido correndo de um lado para outro, próximo a você. Apresenta uma feição eufórica com a boca aberta, língua para fora e abanando a cauda levantada rapidamente. Busca contato físico esfregando o rosto e o corpo em você, podendo saltar em sua direção para lamber e/ou mordiscar, latindo e choramingando ao mesmo tempo. Em casos extremos urina de euforia.

 MEDO: afasta-se do local em que você se encontra, andando com o corpo todo trêmulo, com feição de pavor, cabeça baixa, sem coragem de olhar nos seus olhos e o rabo entre as patas. Procura um lugar seguro, onde possa se entocar, ficando fora do seu alcance. Em casos extremos urina de medo.
 TIMIDEZ: movimenta-se com cautela, andando de cabeça baixa e com a cauda abanando para baixo, aproximando e afastando várias vezes do local onde você se encontra, demonstrando ao mesmo tempo medo e vontade de interagir com você. Permanece a uma distância segura, com feição de desconfiança: cabeça de lado, orelhas em pé e olhos fixos atentos em você.
 MÁGOA: ignora seus chamados, apresentando feição de desprezo e evita olhar nos seus olhos. Não demonstra interesse por nenhuma brincadeira, procurando se refugiar em ambientes com pouco movimento e se possível, longe de você.


#Inteligência canina

Cachorros são realmente animais muito inteligentes, capazes de aprender por associação e com grande memória, podendo lembrar-se de diversos truques e situações por muito tempo. A inteligência dos cães permitiu que fossem e ainda sejam treinados para as mais diversas funções, desde regras de higiene básicas, pequenos truques, até as grandes demonstrações de compreensão e inteligência que podemos ver em cães-guia e cães de pastoreio entre outros. Algumas pessoas pensam que,

por serem tão espertos, os cachorros vão entender tudo sozinhos, que eles já nascem treinados. Obviamente isto não acontece e em muitos casos é um fator de decepção do dono despreparado com o cão. Todos os cães, independentemente da raça precisam ser ensinados pelo dono para aprenderem as regras da casa ou usarão sua inteligência para descobrir como destampar a lata de lixo, aprender como fugir de cercados ou como abrir portas entre outras demonstrações de inteligência que normalmente incomodam os donos. Desde cedo é preciso mostrar ao filhote o que ele pode e não pode fazer, e nunca abrir exceções. Cães não entendem a linguagem humana, se você disser: só dessa vez por mais esperto que seja ele não vai entender que não deve subir no sofá de novo, mas quase com certeza será esperto o suficiente para perceber que se insistir pode conseguir novamente. Alguns cães são tão espertos que adestram seus donos ao invés de serem adestrados por eles. Quando um cachorro chora pedindo comida e nós atendemos ao pedido estamos fazendo a vontade do cachorro, ou seja, o cão ensinou o dono a dar o petisco sempre que ele pedir, alguns cães ensinam seus donos a fazerem carinho quando latem e não é incomum ouvir donos reclamarem que só conseguem fazer o cachorro parar de latir fazendo carinho. Todos estes comportamentos começam aos poucos e podem ser evitados com uma educação adequada. Se o futuro dono de um cachorro tiver em mente que deve adestrar seu cachorro e não ser adestrado por ele a convivência entre os dois será bem melhor. A inteligência individual do cachorro, entretanto, depende de vários fatores, como o ambiente onde vive e a quantidade de estímulos que recebe.

#Meu filhote morde

O que muita gente não sabe é que filhotes trocam os dentes exatamente como nós (bem, não EXATAMENTE, pois eles trocam de dentes muito mais rápido do que os humanos. Os dentes de leite começam a cair por volta dos 3 meses e meio, e a troca se estende até os 5 ou 6 meses. Os dentes definitivos continuam crescendo até os 7 meses de idade, e tudo isso é doloroso para o filhote. Brincar com um filhote é extremamente importante para que ele se desenvolva plenamente, tanto física quanto psicologicamente, mas deveriam existir certas regras para evitar problemas sérios mais tarde. Além de tentar aliviar a dor da gengiva por causa dos dentes que estão nascendo, filhotes mordem, principalmente, para testar a autoridade e força dos irmãozinhos. É brincando de lutas e batalhas que os filhotes se preparam para ocupar a posição deles na hierarquia do grupo. Se nós humanos permitirmos que nossos filhotes brinquem de morder a nossa mão, mais do que alguns pequenos cortes doloridos, vamos incentivar nossos cãezinhos a ocupar a posição hierárquica mais alta da família quando eles estiverem adultos.

Um filhote que aprende que é permitido morder, pois não há nenhum tipo de represália contra seus ataques, não hesitará em defender-se de qualquer contragosto com dentadas poderosas mais tarde em sua vida. Um cachorro adulto jamais tolerará que um filhote fique mastigando suas patas. O cão adulto emitirá imediatamente um rosnado de aviso e se o filhote continuar insistindo vai acabar tomando uma dentada de correção bem na cabeça. Nós, humanos, devemos ensinar esta mesma lição para os nossos filhotes e evitar problemas no futuro. A técnica de colocar o polegar na língua do cachorro e fazer pressão para baixo até que ele tente empurrar nosso dedo para fora da boca dele é bastante efetiva e, se executada de forma adequada, não irá machucar seu filhote. Ele até pode ser bastante insistente e tentar te morder várias vezes, mas se você for persistente, o cachorrinho irá aprender logo que não é agradável abocanhar a mão de quem o alimenta. Não se esqueça de dizer sempre NÃO MORDE, enquanto aplica a correção e não permita que nenhum outro membro da família ou amigos deixe o seu filhotinho morder. Outra parte importante na abordagem do problema das mordidas, é ensinar ao seu filhote que é bom morder os brinquedos dele, e que o brinquedo correto também vai ajudar a massagear a gengiva e diminuir o incomodo da dentição infantil.

#Brinquedos para seu cãozinho

Além de tratar-se de um divertimento, o brinquedo auxilia na redução do estresse causado pela ausência do dono e também na fase de crescimento dos dentinhos. Para que ele não eleja o pé da mesa, a quina da parede, o controle remoto, o seu chinelo, sapato e coisas de utensílios domésticos, você deve dar a ele brinquedos de borracha ou comestíveis. O cão é igual à uma criança! Gosta de novidades! Quando for dá-lo ao seu cãozinho, incentive-o, mostre que é para ele, brinque junto. Uma dica muito boa é para aquele filhote que ainda está trocando os dentes, é congelar o brinquedo, pois alivia a dor na gengiva, controlando melhor a ansiedade.

Brinquedos Recomendados:

Bola de tênis: São resistentes, podem molhar e não se despedaçam. Algumas raças de cães conseguem furá-las com os dentes murchando-as. Bolas de tênis mesmo, e não as compradas em qualquer lugar, pois essas se despedaçam e são tóxicas;

Brinquedos de borracha macia: Alguns brinquedos de borracha macia são indestrutíveis,permitem que o cachorro os morda sem gastar ou quebrar os
dentes e pulam de maneira desordenada, aumentado a diversão do cachorro. Podem ser qualquer tipo, em forma de bonecos, bolas, bichos.

Brinquedos de materiais digeríveis: Apesar de poderem ser despedaçados e engolidos, não causam obstrução do aparelho digestivo pois são digeríveis. Podem ser ossinhos, palitinhos, sapatos etc... tudo feito de courinho digerível.

Brinquedos inteligentes: Esse brinquedo tem um compartimento para colocar algum petisco dentro, ou até mesmo ração, ele prende a atenção do cão pois ele fica tentando tirar o petisco de dentro do brinquedo. Existem vários, tem cubo mágico que tem vários furinho, tem o kong que só tem um furo.

Ossos naturais: só osso de mocotó (apenas parte grande que não possa ser engolida inteira)- fervido por 20 minutos em panela comum; e de costela de boi - apenas fervido por cinco minutos se a carne não estiver fresca. Estes ossos são duros o suficiente para que não sejam quebrados e engolidos em pedaços podendo fazer mal ao animal como, por exemplo, os de aves.

Lembre-se, não dê brinquedos comestíveis em excesso para não prejudicar a alimentação correta do filhote com a ração. Um ou dois biscoitos por dia. Um ou dois ossos por semana – dependendo do tamanho do biscoito/osso.

Brinquedos perigosos

Bichos de pelúcia: Se despedaçam fácil e o cachorro acaba comendo a pelúcia, olhos, boca, etc.

Bolas de Gude: Quebra, é vidro, super perigoso

Bolas ou brinquedos de borracha que se despedaçam: Se despedaçar o cão come.

#Diminuindo a ansiedade do seu cãozinho

Exercite o cão periodicamente e deixe um rádio ligado ou televisão quando você sair. Essas atitudes auxiliam muito. Ignore-o durante alguns minutos antes de sair de casa. Não permita que seu cão seja o líder da matilha (saberá mais a respeito nos próximos tópicos). Nunca dê bronca em seu cão nem demonstre estar zangado com ele ao chegar em casa e encontrar algo destruído. Deixe seu cão esperá-lo em um local que lembre sua presença, isto é, onde ele sinta o seu cheiro e, de preferência, deixe o rádio ligado. Caso não seja possível, deixe uma camiseta sua, velha e usada, na casinha dele ou na caixa de transporte.

Chorar à noite:

É um problema que geralmente ocorre com filhotes, mas, em alguns casos, também aparece em cães adultos traumatizados, ansiosos ou mimados. Os cães choram por diversos motivos. Por meio de choro eles demonstram que algo não está de acordo a vontade deles, que estão

sentindo fome, sede, sofrendo por se sentirem isolados, ou por dor. Embora existam inúmeros motivos para que seu cão chore durante a noite, o mais provável é que ele esteja se sentindo solitário. Cães são animais

sociais que dependem do grupo para poder sobreviver, por isso, até que se costumem, ficam ansiosos e assustados quando se sentem abandonados.
É óbvio que não podemos ficar com o cão o tempo todo, por isso, devemos acostumá-lo a não se sentir abandonado desde filhote.

Conforte o Animal:
A primeira medida que se deve tomar é confortar o animal no ambiente em que ficará sozinho. Qualquer coisa que lembre o grupo dele ou que permita que ele se distraia auxilia a reduzir a ansiedade de seu cão.
Se você está trazendo um filhote para sua casa, procure trazer do local em que o filhote vivia panos com cheiro da ninhada, brinquedos e outras coisas que lembrem seu grupo e coloque-as onde seu cão irá passar a noite. Deixar um rádio ligado próximo ao filhote também colabora para que ele não se sinta completamente sozinho. Procure brincar com ele no lugar em que ficará confinado, para que o local lembre a sua presença e para que não seja completamente novo para seu filhote. Os cães ficam muito ansiosos ao se sentirem abandonados, pois até, de quererem interação, não sabem se foram realmente esquecidos ou, ainda por quanto tempo ficarão ali. Como você não tem meios para informar ao seu cão por quanto tempo ele ficará lá, pelo menos lhe mostre que você não se esquecerá dele e que irá buscá-lo depois de algum tempo. Como fazer isso? Confine o animal no local em que ele passará a noite somente por alguns minutos, volte e fique um tempo com ele. Faça isto algumas vezes, aumentando o tempo gradativamente, assim ele saberá que você sempre volta, embora não saiba quando, o que o deixará muito mais tranqüilo.

#Dicas primordiais para saúde de um novo filhote

 Evite colocar a mão/dedos na boca do filhote. A mão/dedos contém muitos germes prejudiciais a saúde de seu pet que ainda não adquiriu todos os anticorpos necessários para sua sobrevivência. Por isso ingerir grande quantidade de germes o deixa vulnerável a doenças. Quando chegar da rua, procure lavar as mãos antes de brincar com seu amiguinho.

 Evite que ele tenha contato com sapatos, pois é o mesmo que estivesse andando na rua e isso só pode ocorrer se passados 15 dias depois de tomada a terceira e ultima dose de vacina.

 Não use no assoalho onde o filhote ficará desinfetante com forte odor, pois isso poderá desencadear uma alergia severa em seu mascote. USE DESINFETANTES PRÓPRIOS PARA ANIMAIS. VENDIDOS EM PET-SHOP.

 Só dê água que você mesmo beberia, ou seja, filtrada (se tiver certeza de que a filtragem está 100%), fervida ou mineral. Água direto da rua contém salmonela que causa diarréia no filhote, baixando seu sistema imunológico e o deixando vulnerável.

 Evite trocar de ração logo nos primeiros dias em que o filhote vai para sua casa. Trocar de ração também baixa o sistema imunológico. Dê um tempo até ele se adaptar ao novo lar - de preferência quando a diarréia inicial estiver acabada (a maioria dos filhotes, quando vai para um novo lar, fica com diarréia. Seja por insegurança, estresse da viagem, etc.) e suas fezes estarem rígidas. Quando o fizer, vai misturando aos poucos a velha com a nova ração. Não faça a troca bruscamente, pois o organismo do cãozinho estava adaptado a antiga e uma mudança brusca prejudicará sua saúde.

 Evite contato do filhote com outros animais de sua casa que já estão imunizados contra doenças e já passeiam na rua.

Lembre-se: seja rígido até a temporada de vacinas terminar. Não vale a pena arriscar a vida de seu mais novo melhor amigo por descuido que poderia ser evitado.

#Exercite seu amigo

Todos os cães devem se exercitar naturalmente ou serem obrigados a se exercitar, pois algumas raças são mais preguiçosas que outras. Evite expor o cão em fase de crescimento a uma carga muito pesada de exercícios. Se for possível exercitar os cães diariamente, prefira horários mais frescos do dia, principalmente no verão (não saia com seu cão em pleno sol, pois a calçada/asfalto fica muito quente e queima a pata do seu amigo). Algumas pessoas desinformadas passeiam com seus filhotes por grandes distâncias, acreditando que o bichinho possa acompanhá-las. Isso seria o mesmo que amarrar uma pessoa comum a um corredor de São Silvestre e sair correndo pelas ruas. O cão quando se cansa, principalmente o filhote, tende a deitar-se no chão. Caso isso ocorra, pegue-o no colo ou espere alguns minutos. Os exercícios devem ser aumentados gradativamente, e são ótimos, principalmente para o filhote, mas o exagero pode levar a deformidades estruturais. A melhor maneira de exercitar um filhote é brincar e deixá-lo à vontade. Solte-o em um lugar amplo e seguro, de preferência em um piso aderente: com uma simples bolinha ele fará exercícios sem perceber e saberá a hora de parar. Quando levar o filhote para passear (após o período de vacinas), nunca o deixe sem a guia (mesmo depois de adulto), pois ao avistar outro cão ele pode querer brincar, e uma agressão de um cão adulto pode feri-lo seriamente. Nunca deixe o cão trancado dentro do carro por um período prolongado, pois em dias quentes (a capacidade de regulação térmica do cão não é a mesma que a do homem) o aumento da temperatura interna do veículo pode causar uma rápida desidratação do cão e inclusive levá-lo à morte.

#Perigos domésticos para seu cãozinho

Da mesma maneira que os pais devem tornar uma casa segura para suas crianças, os proprietários de cães e gatos devem tomar todos os cuidados para evitar acidentes caseiros com seus animais.
Os membros da família de quatro patas são naturalmente curiosos e gostam de explorar o ambiente que os rodeia com as patas, unhas e boca. Entretanto, não sabem reconhecer o que é perigoso e distinguí-lo do que não oferece perigo e por isso é obrigação do proprietário criar um ambiente seguro para o seu animal de estimação. As dicas a seguir ajudarão a garantir que o seu animal de estimação possa desfrutar de uma vida feliz, longa e sem acidentes.
1. Envolta da casa, proteja as janelas de forma a evitar quedas. Não deixe o seu animal em varandas sem proteção adequada.
2. Muitas plantas caseiras são venenosas se ingeridas. Remova-as ou coloque-as em cestos de sustentação onde não estejam acessíveis.
3. Os cachorros e os gatinhos gostam de mastigar quando os dentes estão nascendo, por isso deve-se manter os fios elétricos desligados ou protegidos.
4. As fontes de calor como lareiras ou aquecedores de ambiente representam perigo adicional se não forem vigiadas.
5. Os sacos de plástico são divertidos para brincar, mas podem asfixiar o seu animal.
6. Se o seu animal pode pôr qualquer coisa na boca, provavelmente, ele fará. Não deixe pequenos objetos acessíveis, pois podem ser facilmente deglutidos.
7. Na Garagem, não comece a andar com o carro sem antes verificar onde está seu animal de estimação. Os gatos, por exemplo, gostam de dormir próximo ao motor ainda quente e não é incomum os donos fazerem manobras com os seus animais debaixo do automóvel.
8. Os animais de estimação gostam do cheiro e sabor dos produtos utilizados para limpeza e lavagem de vidros, portanto, assegure-se de que os recipientes com estes produtos se encontram devidamente fechados e, em caso de derramar, limpe imediatamente.
9. Produtos como gasolina, tintas ou outros agentes químicos perigosos devem ser guardados em lugares seguros.
10. Na Cozinha, lavanderia e banheiro, nunca deixe ferros elétricos ligados ou bicos de gás acesos. Alguns agentes químicos, como água sanitária ou amônia, devem ser guardados em lugares não acessíveis.
11. Mantenha fechadas as portas das máquinas de lavar e secar. Mantenha fechadas as tampas dos vasos sanitários.
12. Medicamentos, xampús, protetores solares e outros produtos de uso pessoal podem ser fatais para o seu animal de estimação. Assegure-se de que não estejam acessíveis.
13. No jardim, algumas plantas de exterior podem ser venenosas para o seu animal de estimação. Mantenha o seu animal de estimação longe de jardins tratados recentemente com produtos químicos, respeitando os intervalos de segurança indicados.
14. Guarde os utensílios de jardinagem e os produtos de tratamento dos jardins em locais seguros, mantendo as portas fechadas.
15. Cubra as piscinas, tanques ou outros locais desta natureza. O seu animal pode cair e não conseguir sair.
16. Cuidado com as coleiras. Se ficarem presas podem provocar estrangulamento.
17. Fios, luzes e ornamentações em vidro podem ser fatais se mastigados ou engolidos.

Plantas tóxicas
Os animais podem ter acesso a plantas tóxicas em vários lugares; elas podem estar dentro de vasos em casa, no quintal, em terrenos onde o animal vai passear. Por isso é importante conhecer as plantas que

colocamos em casa, pois muitas delas são comuns e muito bonitas, mas quando ingeridas pelo animal podem ter efeitos nocivos. Quase sempre o filhote por ser curioso ou está entediado, ele morde e come algumas folhas para brincar. Fique atento aos sintomas de intoxicação: Vômitos, diarréia e salivação intensa. Mas também podem ocorrer queimaduras, convulsões e alterações cardíacas, renais e hepáticas graves, tudo isso dependendo da planta que pode ser mais tóxica que outra. É complicado você ficar monitorando os passos do seu cão, o mais apropriado seria tirar todas as plantas que possam causar algum tipo de mal ao seu cãozinho. Mas se você não tem como se livrar delas, a única opção é delimitar a área por um cercado , ou ficar de olho mesmo.
Segue as plantas tóxicas:
• Aloe Vera (babosa)
• Espirradeira
• Filodendro
• Antúrio
• Hortênsia
• Azaléia
• Mamona
• Cheflera
• Mandioca brava
• Comigo-ninguém-pode
• Orelha-de-elefante
• Copo-de-leite
• Ruibarbo
• Espada-de-são-jorge
• Trombeteira

#Como alimentar corretamente meu cachorro? Que ração devo dar?

Dosagem
Filhotes se alimentam três vezes ao dia (adultos duas vezes). Quanto às porções corretas para determinado tamanho e idade do animal, você pode consultar na tabela atrás do saco de ração.

Tipos de ração
Falar sobre alimentação, mais especificamente de ração para cães e gatos pode parecer um tema bastante simples, afinal estamos falando de uma embalagem que se compra em pet-shop ou supermercado e já vem pronta para servir. Na verdade não é bem assim, afinal aquela prateleira está cheia de tipos diferentes de rações, qual será a mais indicada para meu cão? Rações Premium? Super Premium? Vamos começar falando em qualidade do alimento. As rações estão agrupadas conforme o tipo da matéria prima utilizada na sua fabricação. As chamadas super-premium são as que possuem melhor fonte, seguidas pelas rações premium. Vamos usar como exemplo as fontes de proteína: o cão apresenta um aproveitamento maior se a base da proteína for o frango ou o ovo. Essa proteína do frango pode ser dos pés, das vísceras, da carcaça ou da carne propriamente dita, é claro que existe proteína em todas essas partes mas a existente na carne é de qualidade superior a todas as outras, então temos uma matéria prima de melhor qualidade na ração que utiliza essa fonte do que as rações que usam as outras, embora todas contenham proteína na sua formulação. É por isso que muitas vezes achamos uma ração muito cara perto de outra, mas se formos procurar saber o porquê dessa diferença é muito provável que a matéria prima utilizada por uma seja bastante superior a outra, isso com certeza é um dos fatores. Agora que escolhemos uma ração de boa qualidade ela estará dividida em diversos subtipos como filhotes, adultos, alta energia, diet, tamanho do cão... De maneira geral, um cão é considerado filhote até um ano de idade, salvo em algumas raças muito grandes onde podemos considerar ate um ano e meio, nesse período ele deverá comer a ração apropriada à sua idade e porte da raça quando adulta, isso acontece porque um filhote de maltês terá necessidades diferentes de um filhote de Dog Alemão, tanto no aporte de nutrientes quanto no tamanho do grão da ração, afinal, um cão do tamanho de um maltês terá, por volta dos seis meses, um tamanho já definido enquanto o dog alemão estará em plena fase de crescimento.
Adultos e filhotes... cada um na sua...
Muitas pessoas que já tem um cão e acabam adquirindo outro querem comprar uma mesma ração para os dois, isso é possível quando os cães ficam adultos e tem tamanhos no mínimo parecidos. Caso não exista a possibilidade de separá-los nem no momento da alimentação é mais indicado que o adulto coma a ração do filhote que está em pleno desenvolvimento, mas isso pode acarretar alguns problemas como a obesidade do mais velho devido ao aporte maior de nutrientes na ração do filhote. No caso de cadelas prenhes o que acontece é um gasto exagerado de energia devido, principalmente, à produção do leite, que faz com que mudem as necessidades calóricas da fêmea sendo necessário alterar a ração durante essa fase fornecendo rações próprias para filhotes, o que deve ser corrigido na fase de desmame. Existem também rações apropriadas aos níveis de atividade do cão, um animal de trabalho como um cão que anda ao lado de um policial precisa de mais energia do que o cão que está em casa esperando o dono chegar do trabalho.
Diet? Light? Quanto às rações diet, diferente do que muitos pensam, ela não é indicada somente para manter a forma. Existem rações diet para regimes ou até para manutenção do peso ideal, mas o termo diet está diretamente relacionado a tratamentos como, por exemplo, um cão que apresenta problemas cardíacos vai precisar de uma dieta sem sal ou um problema renal uma dieta com menos proteína, então temos as rações com formulações já prontas. As rações são, sem duvida, o alimento mais indicado para os cães, já vem prontas e totalmente balanceadas para serem usadas, mas para isso é necessário certo critério na escolha e conhecimento tanto do animal e suas necessidades quanto dos produtos que o mercado oferece, portanto caso você tenha duvidas procure o veterinário e peça a indicação do melhor alimentação para o seu cão, afinal ele é único e só quem o conhece pode indicar com precisão as necessidades dele.

Ração X Qualidade

1. Super Premium:
São rações balanceadas com composição ideal para os animais. Elas são produzidas com 100% de proteína animal, que tem maior digestibilidade. Ou seja, a digestão, absorção e utilização da proteína de carne animal é muito melhor do que das proteínas vegetais. Quanto melhor a digestibilidade, mais fácil a assimilação.
A ração super premium é tão "concentrada" que o animal entra em saciedade química (se sente satisfeito) com uma pequena porção. E como a ração é muito bem absorvida, o volume de fezes produzido consequentemente é menor.
Outra vantagem das super premium é que elas utilizam conservantes naturais, não contém corantes e palatabilizantes (substâncias que deixam o alimento com gosto mais apreciado pelos cães e gatos).

Hoje, estas rações são balanceadas para seniors, adultos, filhotes, porte e algumas empresas têm formulação específica até para raças e nível de atividade dos animais. Geralmente os preços destas rações são mais elevados, entretanto devemos fazer uma análise do custo-benefício uma vez que com esta qualidade nutricional o volume ingerido necessário para a manutenção do cão/gato é pequeno. O animal estará com suas necessidades nutricionais 100% satisfeitas e assim não adoecerá mais facilmente, economizando com o veterinário. Uma solução para a compra mais bem sucedida seria encomendar sacos maiores, de 7kg ou 15kg. Quanto maior o saco, maior a economia. O kg da ração pode sair até pelo valor de uma popular(standard). Muitas casas de ração fazem encomenda. É só guardar em local seco e fresco e fechar bem. Evitar abrir muito o saco,

utilizando um pote intermediário. Quando a ração do pote acabar, vai à fonte principal e o enche novamente.

Algumas Rações Super premium: Guabi Natural (Guabi), Pro Plan (Nestlé), Premier Pet (Premier Pet), Royal Canin (Royal Canin), CYNO (VA), Eukanuba (IAMS), K&S Equilíbrio (Total), Hills Science Diet (Hill's), Match Super Premium (Sagemuller), Ossobuco (Nutron).

2. Premium:
Este nível de rações possui um balanceamento também ideal, entretanto, utiliza uma maior quantidade de proteína vegetal em sua formulação. Com isto, seu custo diminui o volume ingerido necessário para nutrir o animal aumenta um pouco e conseqüentemente o tamanho e número das fezes também. Os produtos classificados como Premium contém conservantes, corantes e palatabilizantes.

Algumas Rações premium: Tutano (Nutron), Faro (Guabi), Golden Fórmula (Premier Pet), Premium Dog (Royal Canil), Royal Canil Club Croc, (Royal Canil), Foxy (Provimi), Friskies (Nestlé), Game Dog (VA), Max (Total), Petisko Premium (Itambé), Pedigree (Effem).

3. Standard:
Estas rações também são balanceadas. Entretanto a qualidade da proteína utilizada é inferior. Os animais vivem perfeitamente bem com estas rações, entretanto têm que ingerir um volume grande para adquirir os nutrientes na quantidade necessária. Estas rações geralmente possuem uma grande quantidade de palatabilizantes. Corantes e conservantes também são muito utilizados pelos produtores.

Algumas Rações standard: Pedigree Champ (Effem), Bonzo (Purina), Charlot (VA), Croc Dog (Socil), DeliDog Semi Úmida (Purina), Frolic (Effem), Herói (Guabi), Lider Chips (Total), Nero (Total), Nutridog (Provimi),
Petisko (Itambé), Royal Canin Selection (Royal Canil).

#Qual nome coloco no meu mascote?

Segue abaixo uma lista nada pequena com sugestões de nome para seu mascote