quarta-feira, 25 de agosto de 2010

#Cachorros absurdamente caros

Existem vários motivos que levam algumas raças de cães serem tão caras.
Um destes motivos seria o fato de a raça não ser tão popular em determinado lugar – país, estado, etc. Isso faz com que o dono do canil tenha necessidade de importar exemplares de outros países ou comprar em outros estados, aumentando o custo do animal. Um animal adquirido com maior dificuldade e preço será supervalorizado e seus filhotes serão caros. Por isso, procure saber em qual estado existem mais canis da raça que você procura. Onde há maior competitividade, há melhores preços. O chato de comprar em outro estado, país, etc. é ter que esperar o filhote completar 5 meses (não sei se mudou, mas até onde eu sei, para um animal viajar de avião deve estar com as vacinas em dia, ter atestado de saúde fornecido pelo veterinário e ter pelo menos 5 meses de vida – obviamente, os documentos são fornecidos pelo criador). Mas se o canil for sério e o filhote muito bonito, vale a pena esperar.

Um animal criado com mais atenção e seriedade também costuma ser mais caro. Neste caso o criador se preocupa com o bem-estar do animal e só libera para venda quando este possui no mínimo 60 dias de vida. Providencia toda assistência necessária a sua saúde – ração de boa qualidade, vermífugo e vacina. Além de oferecer certificado de pureza da raça – Pedigree CBKC. Saiba que a vacina só completa a imunização do filhote após 15 dias de aplicada. Existem criadores que vendem os filhotes logo após aplicarem a vacina, com 45 dias, por isso muitos filhotes, ao chegarem à casa dos compradores, logo adoecem e morrem. Ele foi exposto a vários tipos de microorganismos sem estar devidamente imunizado (Leia o artigo: ”Dicas primordiais para saúde de um novo filhote”).

Existem raças que possuem um processo de procriação complicado - a matriz dá poucos filhotes como as de raças minúsculas (Exemplo: Chiuaua). Ou a matriz precisa de cuidados especiais como cesárea e inseminação artificial. Um exemplo deste último caso é o Bulldog Inglês. Um legítimo exemplar da raça sempre necessitará de cesariana para o nascimento dos bebês. A grande cabeça destes os impedem de nascerem normalmente. O padrão atual do Bulldog Inglês se deu através de cruzamentos selecionados pelo homem por isso para se manter também necessita da intervenção humana. O macho é muito pesado e se cansa facilmente não conseguindo obter êxito na cruza normal, por isso faz-se a inseminação na fêmea. Ao engravidar deve-se marcar a data da cesárea para o nascimento dos filhotes. Quando os filhotes nascem, o criador deve fazer vigília de pelo menos 15 dias com a mãe dos filhotes para que a mesma não mate nenhum esmagado com seu peso. Por isso, raças complicadas e/ou caras para se fazer a procriação têm os filhotes com preços mais elevados.

Filhotes de padreadores selecionados também custam mais caros. Existem canis que prezam pelas características fundamentais da raça e selecionam os melhores machos e fêmeas para cruza. Geralmente, importam exemplares caríssimos de outros países, estados, etc. onde há os melhores canis da raça.

Cuidado com os canis renomados. Em alguns casos (dependendo da raça) padreadores belos podem resultar em alguns poucos filhotes não tão belos – com atributos fora do padrão da raça – e você pode correr o risco de pagar caro por um filhote nem tão bonito só porque o canil é popular e renomado e costuma vender filhotes caros. Nem sempre o caro é sinônimo de perfeição. Por isso é tão importante que você conheça as proporções corretas da raça para ter a satisfação de adquirir um legítimo exemplar da raça com o melhor preço possível.

As características de todas as raças reconhecidas pelos órgãos de cinofilia se encontram no link: http://www.cbkc.org/padroes/principal.htm.
Não se limite apenas ao conteúdo do link da CBKC sobre padrões. Pesquise bastante na internet. Muitos canis possuem sites com fotos de cães campeões de exposição. A partir destes você pode ter maior noção do padrão correto.

As raças são divididas em 11 grupos:
Antes de acessar o link de padrões da CBKC, acesse http://www.kennelbh.org.br/Grupos.php para saber em qual grupo se encontra a raça de seu interesse.


3 comentários:

  1. Amo cães, tenho duas, sem pedigree, meu sonho é ter um Pastor Capa Preta. Seu link já foi publicado!
    Atenciosamente.
    Antoani/Equipe Link Premiado
    http://www.linkpremiado.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ao Amigo da crítica sobre adoção...

    Críticas "construtivas" são bem vindas e serão aceitas desde que o usuário mostre-se, ou seja, não poste sua crítica como anônimo.

    Att.,
    Lu Gonçalves

    ResponderExcluir
  3. eu tenho um pastor capa preta que procura uma nomarada se alguem puder me ajudar me manda um e-mail..

    pakoloko7@gmail.com

    eu moro em campo grande ms

    ResponderExcluir