sexta-feira, 13 de agosto de 2010

#Não consigo dar remédio para meu cachorro!

Realmente, os cães são enérgicos quanto ao fato de serem forçados a fazerem o que não querem. Por isso, dar remédio pro seu amigo pode se tornar uma missão quase impossível.

Calma! Nem tudo está perdido!

Se o remédio for de comprimido e seu cão é bastante guloso, do tipo que engole qualquer guloseima sem se quer cheirar para ver o que é, você tem sorte! É só colocar o comprimido em um pedaço de salsicha, carne, etc. de tamanho pequeno- fácil de ser engolido; aguçar o olho grande de seu amigo fingindo que vai dar, mas não dar. Quando ele estiver muito ansioso para ganhar o petisco, dê e ele engolirá rapidamente sem pestanejar.
Outra opção seria amassar o comprimido em 2 ml ou 3 ml de água potável, colocar a mistura em uma seringa e aplicar no canto da boca do animal, em direção a garganta (eu sempre faço isso com remédio de verme). Na dúvida, consulte seu veterinário se tal procedimento não diminui a ação de alguns tipos de remédios.

No caso do remédio ser em líquido, coloque-o na seringa e aplique no canto da boca de seu amigo, em direção a garganta.

Nessas horas é importante manter a calma e a firmeza para que não haja nenhum desperdício de remédio.
Se o cachorro for muito grande e/ou forte peça alguém para te ajudar.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

#Posso ou não posso dar osso para meu cachorro?

Já é sabido que ossos cozidos de aves não são recomendados para os cães porque ao serem mastigados ficam pontiagudos, podendo ferir os órgãos internos do animal como o estômago, intestino, etc.
Mas o que muita gente não sabe é que osso de costela de boi e de mocotó são excelentes para o entretenimento do animal e limpeza de dentes já que são duros o suficiente para serem desgastados e não quebrados.

Eles devem ser fervidos apenas para matar as impurezas microbianas. O osso de mocotó pode ser dado junto com o mocotó, mas o de costela deve ser servido sem muita carne, pois a mesma é muito gordurosa e pode causar diarréia.

Após dar o osso para o cão, verifique quase que diariamente se o mesmo não está fétido. Se o cão rói todos os dias e toda carne do osso já foi ingerida é possível que não fique com mau odor. Caso contrário, lave em água corrente ou ferva o osso se estiver mal cheiroso. A carne estragada pode causar diarréia e vômito no seu amigo. Depois de um tempo ele ficará sequinho e não precisará mais ser lavado/fervido, servirá bem para sua função que é entreter seu cãozinho e limpar os dentes evitando tártaro.

Particularmente, não gosto de comprar aquele osso de couro vendido em pet shops. Após o cão morder, ele fica mole e molhado e toda poeira que aparece no ambiente cola nele com facilidade. Diferente dos naturais que após serem roídos tendem a ficar cada vez mais secos.

Biscoitos caninos também são uma excelente pedida. Hoje, tem até os de menta para deixar um hálito refrescante em nossos amigos. O problema é que a diversão dura muito pouco. Esses biscoitos são comidos com muita rapidez.

Dica: Dê osso de costela de boy e de mocotó somente em pedaços grandes que não podem ser engolidos. Assim você evita que seu amigo se engasgue.

Sempre dou osso de mocotó e até hoje nunca tive acidentes. Eles adoram!