sábado, 7 de agosto de 2010

#Como alimentar corretamente meu cachorro? Que ração devo dar?

Dosagem
Filhotes se alimentam três vezes ao dia (adultos duas vezes). Quanto às porções corretas para determinado tamanho e idade do animal, você pode consultar na tabela atrás do saco de ração.

Tipos de ração
Falar sobre alimentação, mais especificamente de ração para cães e gatos pode parecer um tema bastante simples, afinal estamos falando de uma embalagem que se compra em pet-shop ou supermercado e já vem pronta para servir. Na verdade não é bem assim, afinal aquela prateleira está cheia de tipos diferentes de rações, qual será a mais indicada para meu cão? Rações Premium? Super Premium? Vamos começar falando em qualidade do alimento. As rações estão agrupadas conforme o tipo da matéria prima utilizada na sua fabricação. As chamadas super-premium são as que possuem melhor fonte, seguidas pelas rações premium. Vamos usar como exemplo as fontes de proteína: o cão apresenta um aproveitamento maior se a base da proteína for o frango ou o ovo. Essa proteína do frango pode ser dos pés, das vísceras, da carcaça ou da carne propriamente dita, é claro que existe proteína em todas essas partes mas a existente na carne é de qualidade superior a todas as outras, então temos uma matéria prima de melhor qualidade na ração que utiliza essa fonte do que as rações que usam as outras, embora todas contenham proteína na sua formulação. É por isso que muitas vezes achamos uma ração muito cara perto de outra, mas se formos procurar saber o porquê dessa diferença é muito provável que a matéria prima utilizada por uma seja bastante superior a outra, isso com certeza é um dos fatores. Agora que escolhemos uma ração de boa qualidade ela estará dividida em diversos subtipos como filhotes, adultos, alta energia, diet, tamanho do cão... De maneira geral, um cão é considerado filhote até um ano de idade, salvo em algumas raças muito grandes onde podemos considerar ate um ano e meio, nesse período ele deverá comer a ração apropriada à sua idade e porte da raça quando adulta, isso acontece porque um filhote de maltês terá necessidades diferentes de um filhote de Dog Alemão, tanto no aporte de nutrientes quanto no tamanho do grão da ração, afinal, um cão do tamanho de um maltês terá, por volta dos seis meses, um tamanho já definido enquanto o dog alemão estará em plena fase de crescimento.
Adultos e filhotes... cada um na sua...
Muitas pessoas que já tem um cão e acabam adquirindo outro querem comprar uma mesma ração para os dois, isso é possível quando os cães ficam adultos e tem tamanhos no mínimo parecidos. Caso não exista a possibilidade de separá-los nem no momento da alimentação é mais indicado que o adulto coma a ração do filhote que está em pleno desenvolvimento, mas isso pode acarretar alguns problemas como a obesidade do mais velho devido ao aporte maior de nutrientes na ração do filhote. No caso de cadelas prenhes o que acontece é um gasto exagerado de energia devido, principalmente, à produção do leite, que faz com que mudem as necessidades calóricas da fêmea sendo necessário alterar a ração durante essa fase fornecendo rações próprias para filhotes, o que deve ser corrigido na fase de desmame. Existem também rações apropriadas aos níveis de atividade do cão, um animal de trabalho como um cão que anda ao lado de um policial precisa de mais energia do que o cão que está em casa esperando o dono chegar do trabalho.
Diet? Light? Quanto às rações diet, diferente do que muitos pensam, ela não é indicada somente para manter a forma. Existem rações diet para regimes ou até para manutenção do peso ideal, mas o termo diet está diretamente relacionado a tratamentos como, por exemplo, um cão que apresenta problemas cardíacos vai precisar de uma dieta sem sal ou um problema renal uma dieta com menos proteína, então temos as rações com formulações já prontas. As rações são, sem duvida, o alimento mais indicado para os cães, já vem prontas e totalmente balanceadas para serem usadas, mas para isso é necessário certo critério na escolha e conhecimento tanto do animal e suas necessidades quanto dos produtos que o mercado oferece, portanto caso você tenha duvidas procure o veterinário e peça a indicação do melhor alimentação para o seu cão, afinal ele é único e só quem o conhece pode indicar com precisão as necessidades dele.

Ração X Qualidade

1. Super Premium:
São rações balanceadas com composição ideal para os animais. Elas são produzidas com 100% de proteína animal, que tem maior digestibilidade. Ou seja, a digestão, absorção e utilização da proteína de carne animal é muito melhor do que das proteínas vegetais. Quanto melhor a digestibilidade, mais fácil a assimilação.
A ração super premium é tão "concentrada" que o animal entra em saciedade química (se sente satisfeito) com uma pequena porção. E como a ração é muito bem absorvida, o volume de fezes produzido consequentemente é menor.
Outra vantagem das super premium é que elas utilizam conservantes naturais, não contém corantes e palatabilizantes (substâncias que deixam o alimento com gosto mais apreciado pelos cães e gatos).

Hoje, estas rações são balanceadas para seniors, adultos, filhotes, porte e algumas empresas têm formulação específica até para raças e nível de atividade dos animais. Geralmente os preços destas rações são mais elevados, entretanto devemos fazer uma análise do custo-benefício uma vez que com esta qualidade nutricional o volume ingerido necessário para a manutenção do cão/gato é pequeno. O animal estará com suas necessidades nutricionais 100% satisfeitas e assim não adoecerá mais facilmente, economizando com o veterinário. Uma solução para a compra mais bem sucedida seria encomendar sacos maiores, de 7kg ou 15kg. Quanto maior o saco, maior a economia. O kg da ração pode sair até pelo valor de uma popular(standard). Muitas casas de ração fazem encomenda. É só guardar em local seco e fresco e fechar bem. Evitar abrir muito o saco,

utilizando um pote intermediário. Quando a ração do pote acabar, vai à fonte principal e o enche novamente.

Algumas Rações Super premium: Guabi Natural (Guabi), Pro Plan (Nestlé), Premier Pet (Premier Pet), Royal Canin (Royal Canin), CYNO (VA), Eukanuba (IAMS), K&S Equilíbrio (Total), Hills Science Diet (Hill's), Match Super Premium (Sagemuller), Ossobuco (Nutron).

2. Premium:
Este nível de rações possui um balanceamento também ideal, entretanto, utiliza uma maior quantidade de proteína vegetal em sua formulação. Com isto, seu custo diminui o volume ingerido necessário para nutrir o animal aumenta um pouco e conseqüentemente o tamanho e número das fezes também. Os produtos classificados como Premium contém conservantes, corantes e palatabilizantes.

Algumas Rações premium: Tutano (Nutron), Faro (Guabi), Golden Fórmula (Premier Pet), Premium Dog (Royal Canil), Royal Canil Club Croc, (Royal Canil), Foxy (Provimi), Friskies (Nestlé), Game Dog (VA), Max (Total), Petisko Premium (Itambé), Pedigree (Effem).

3. Standard:
Estas rações também são balanceadas. Entretanto a qualidade da proteína utilizada é inferior. Os animais vivem perfeitamente bem com estas rações, entretanto têm que ingerir um volume grande para adquirir os nutrientes na quantidade necessária. Estas rações geralmente possuem uma grande quantidade de palatabilizantes. Corantes e conservantes também são muito utilizados pelos produtores.

Algumas Rações standard: Pedigree Champ (Effem), Bonzo (Purina), Charlot (VA), Croc Dog (Socil), DeliDog Semi Úmida (Purina), Frolic (Effem), Herói (Guabi), Lider Chips (Total), Nero (Total), Nutridog (Provimi),
Petisko (Itambé), Royal Canin Selection (Royal Canil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário